Associação visa congregar pesquisadores sobre estudos Pós-Coloniais e Decoloniais nas Literaturas Sul-Sul

Congregar acadêmicos, pesquisadores independentes, professores, artistas, ativistas e membros da sociedade em geral em torno de estudos transdisciplinares sobre perspectivas críticas pós-coloniais e/ou decoloniais. Esse é um dos principais objetivos da Associação de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais no Ensino, na Cultura e nas Literaturas Sul-Sul (PODES).

Fundada no final do ano passado, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Associação de pesquisa visa alavancar o conhecimento local como forma privilegiada de identificação cultural e política dos povos do Sul global. A proposta é estabelecer redes de conhecimento horizontal em todos os campos epistemológicos no âmbito da literatura, da cultura e do pensamento crítico.

A PODES envolve diretamente cinco Instituições de Ensino Superior (IES): Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Rural de Pernambuco (UFRPE), da Paraíba (UFPB), Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). “Também recebemos e estamos aprofundando os contatos de apoio vindos de universidades estrangeiras”, informa o fundador da Associação e presidente pro tempore, Prof. Dr. Sebastião Marques Cardoso.

Ele conta que a Associação é um projeto criado a partir do Grupo de Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa (GPORT), coordenado por Sebastião Marques Cardoso, e demais colaboradores de outras IES, como o Prof. Dr. Wanderlan da Silva Alves (UEPB). O intuito é divulgar e fomentar a pesquisa e o ensino de literaturas e culturas do eixo Sul-Sul.

A Associação visa ainda aproximar pesquisadores e professores no âmbito da pesquisa e do ensino; estabelecer redes de contato com IES nacionais e estrangeiras; auxiliar na edição e publicação de obras acadêmicas e literárias; atuar na esfera editorial de revistas científicas; e promover eventos científicos e culturais. Considerando este último ponto, a comissão está trabalhando na organização do I Congresso Internacional PODES, que será realizado neste ano, na UERN.

Paralelo a organização do evento, a PODES está desenvolvendo uma campanha para novos associados. “É importante frisar que, como se trata de uma associação de pesquisa, existe uma preocupação com a verticalidade da pesquisa, mas que qualquer sujeito que também se identifica com a proposta pode se associar tal como artista, ativista social ou outros”, explica Sebastião Marques. O cadastro de novos associados pode ser feito através deste link.

A PODES conta com membros de diferentes IES. A Associação ainda está em fase de consolidação e os encontros estão sendo feitos através do grupo de pesquisa. “Temos encontros regulares pelo menos uma vez ao mês, no prédio da FALA, numa das salas destinadas aos grupos de pesquisa”, informa o presidente.

Mais informações sobre a PODES podem ser obtidas através do site da Associação.