...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Assistência estudantil e permanência dos alunos são prioridades na Uern

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern tem a assistência estudantil como centralidade estratégica de combate às desigualdades sociais e regionais. A manutenção da política assistencial é para garantir a permanência dos discentes na Instituição. Nesses tempos difíceis, várias ações foram ou estão sendo realizadas para não deixar os alunos ou alunas desamparados.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e a suspensão das atividades presenciais no âmbito da Uern, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – Prae manteve todas as bolsas ativas com os pagamentos em dia e não descontinuou nenhum programa. Pelo contrário, o apoio foi ampliado em várias frentes.

Por meio da sua política de cotas – com reserva de vagas para alunos de escola pública, pessoas com deficiência e pretos, pardos e indígenas – a Uern promove a democratização do acesso. Outra característica fundamental que a torna uma instituição socialmente referenciada diz respeito à permanência.

“Pra gente, manter o perfeito funcionamento desses programas é garantir que o aluno não vai ficar desamparado, não vai ficar pra trás. Pelo contrário, a Universidade está empreendendo esforços para que todos consigam cursar o semestre letivo e assim mitigar os danos acadêmicos proporcionados por essa pandemia”, destaca Erison Natécio, pró-reitor de Assistência Estudantil.

O atendimento multiprofissional com serviços de psicologia, psicopedagogia, psicologia educacional e serviço social está há meses funcionando de forma remota, em regime de plantão, nos três turnos diariamente.

Erison Natécio comenta as ações de política de assistência estudantil

Preparar os estudantes para o uso das tecnologias virtuais é outra prática viabilizada através do Uern Conect@. Uma série de aulas on-line já preparou mais de 2.500 estudantes para a utilização da plataforma virtual do Google Classroom e demais ferramentas do GSuite a ela integradas, a fim de qualificá-los para criar, organizar e desenvolver suas atividades acadêmicas.

Nessa empreitada, a Prae tem parceria com a Diretoria de Educação a Distância – DEaD, a Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas – Dain, a Pró-reitoria de Ensino de Graduação – Proeg e os Departamentos de Direito e Informática do Campus Central, e Ciência da Computação do Campus Avançado de Natal.

Durante a abertura do semestre letivo 2020.1 no último dia 8 de setembro, foi lançada a plataforma Uern Conect@, um site com informações sobre cursos, tutoriais, capacitações, orientações sobre o ensino remoto, conteúdos de apoio para estudantes, professores e técnicos administrativos, suporte online, entre outras funcionalidades. É mais um suporte gratuito e de fácil acesso para ajudar a comunidade acadêmica.

Socialmente referenciada

Dados do Questionário Socioeconômico e Cultural da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, o ID- UERN, apontam que 12,46% dos estudantes são de família com renda de até um salário mínimo. As dificuldades dos discentes são muitas, entre elas o acesso às tecnologias digitais para assistir às aulas e complementar os estudos.

É o caso de Taiza Barros Leite, aluna do 8º período do curso de Letras – Língua Portuguesa do Campus Avançado de Pau dos Ferros. Até a metade do curso ela não tinha internet em casa para realizar os trabalhos acadêmicos e pesquisas.

A jovem, que sonha em ser professora ao término da graduação, foi contemplada com o edital do Auxílio Inclusão Digital – AID. “Para mim, enquanto aluna de classe popular, faz todo sentindo poder ter acesso ao auxílio, para que com esse benefício eu possa adquirir um suporte para a concretização dos meus estudos”, avaliou.

Taiza é uma das beneficiadas com o Auxílio Inclusão Digital

O auxílio vai beneficiar mil alunos com R$ 1.000,00 (totalizando um milhão de reais) para aquisição de equipamentos de informática e contratação de serviços de internet, com a finalidade de garantir os meios necessários para cursar os componentes curriculares ofertados no calendário acadêmico 2020.1.

A concessão do AID foi possível graças à inclusão da Uern no rol de instituições estaduais contempladas com a partilha do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP).

Além do auxílio, Taiza utiliza outros serviços de assistência estudantil, como as capacitações online e os serviços de acompanhamento psicológico.

“Avalio que, apesar das dificuldades e desafios históricos em diversos aspectos que a Uern tem enfrentado ao longo dos anos de sua existência, esta é uma Instituição de resistência, pois tem conseguido driblar de forma muito competente e exitosa as dificuldades que surgem ao longo do tempo e coletivamente. Com o seu corpo de servidores, professores e discentes, vem realizando um belo trabalho nos mais variadores setores, proporcionando acesso, inclusão e transformação na vida de muitos alunos, especialmente em alunas e alunos advindas de classes populares como eu”, analisou a estudante.

Samba recepciona virtualmente os novos alunos da Uern

O Seminário de Ambientação Acadêmica – Samba, evento para recepcionar os novatos a cada início de semestre na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, está sendo realizado totalmente de forma remota. A temática central é de valorização da vida em alusão à Campanha Setembro Amarelo realizada nacionalmente e também com diversas atividades no âmbito da Uern.

Os chamados calouros viveram momentos bem diferentes do que esperavam quando foram aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Os abraços físicos foram substituídos pelos virtuais. Não teve contato e olho no olho, mas não faltou emoção. A satisfação de ingressar numa universidade pública falou mais alto que as contrariedades que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) está gerando, como o isolamento social.

Vice-reitora Fátima Raquel acredita que não vai faltar empenho de todos neste semestre remoto

Para a vice-reitora Fátima Raquel Rosado Morais, é uma surpresa e felicidade ao mesmo tempo o clima de emoção durante os eventos online.

“A gente observa nos rostos dos alunos a felicidade, a atenção de estar naquele momento partilhando do espaço de uma universidade, de ver seu sonho concretizado, de estar iniciando o semestre. Tem sido um momento de mais alegria ainda porque a emoção não é só por parte dos alunos, mas também da parte dos docentes, dos técnicos administrativos. Isso só mostra que as pessoas que fazem a Uern estavam ansiosas por esse momento, desejosas de poder fazer o que melhor fazem, que é trabalhar a formação, trabalhar o ensino, mesmo nesse contexto que só nos possibilita o ensino remoto”, destacou.

O primeiro Samba da semana recepcionou os novos discentes dos cursos do Campus Avançado de Assú. O evento ocorreu no último dia 8, logo após a aula inaugural que iniciou o semestre letivo 2020.1 com a palestra “Educação online para um ensino-aprendizagem (trans)formador” proferida pela professora Dra. Edméa Santos, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ.

Nos demais campus, o Samba aconteceu em dias diferentes: Campus de Patu (dia 9), Campus de Caicó (dia 10) e Campus Central (dia 11). Nesta semana, será a vez do Campus de Pau dos Ferros (dia 15, às 19h) e Campus de Natal (dia 18, às 9h para ingressantes do turno matutino, e 19h para ingressantes do turno noturno).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support