ASSESSORA PARA ASSUNTOS PEDAGÓGICOS DA UERN COORDENA CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Acontece na próxima segunda-feira, dia 21 de setembro de 2009, das 8h às 18h, no Hotel Vila Oeste, a  Conferência Intermunicipal de Educação – Pólo Mossoró.

Esta conferência estará sendo coordenada pela professora Sirleyde Dias de Almeida, assessora para Assuntos Pedagógicos e Científicos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), e  membro da Comissão Organizadora da Conferência Estadual de Educação do Estado do Rio Grande do Norte, onde representa a UERN e a Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM).

A Conferência Intermunicipal é uma etapa preparatória para a Conferência Estadual de Educação que ocorrerá em Natal, nos dias 25, 26 e 27 de novembro, e para a Conferência Nacional de Educação, que acontecerá em Brasília no mês de março de 2010.

A Conferência Intermunicipal de Educação – Polo Mossoró contará com a participação de 11 municípios: Mossoró, Areia Branca, Baraúna, Caraúbas, Felipe Guerra, Itaú, Janduís, Olho D’água dos Borges, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo e Tibau.

Terá um público de 250 pessoas, delegados escolhidos em seus municípios que representam os diversos segmentos da Educação Básica, Ensino Superior e Educação Profissional. Assim terá representação de professores, técnicos administrativos, estudantes, pais das instituições públicas e privadas, dos conselhos municipais de educação e do conselho estadual de educação.

A Conferência tem como tema central “Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias”.

Os objetivos da Conferência, dentre outros, são propor diretrizes e estratégias para a efetivação do Sistema Nacional Articulado de Educação coerente com a visão sistêmica da educação que reafirma a autonomia dos municípios e avança na organicidade dos Planos de Educação e propor reformulações necessárias para que o planejamento de ações articuladas torne-se a estratégia de implementação dos Planos Municipais de Educação – PME com base no Sistema Nacional Articulado de Educação.