ASSEMBLEIA ESTATUINTE É INSTALADA NO AUDITÓRIO DA UFERSA

Respeito às decisões coletivas e exercício da democracia. Essa conduta deve guiar os professores, alunos e servidores técnicos que participam da Assembléia Estatuinte da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), aberta na manhã desta sexta-feira, 24 de julho, no Auditório Amâncio Ramalho, da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

A mesa de abertura foi composta pelo magnífico reitor da UERN, professor Milton Marques de Medeiros; o professor Lúcio Ney de Souza, presidente da Comissão Executiva do Processo Estatuinte (CEPE); o professor Geraldo Carneiro, presidente da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN); a servidora Rita de Cássia, presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos (SINTAUERN); Nestor Duarte, presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE); e o professor Francisco Praxedes de Aquino, professor decano da UFERSA, que durante a solenidade representou o reitor Josivan Barbosa.

Em sua fala inicial, o professor Lúcio Ney de Souza, destacou o trabalho realizado pela equipe desde março de 2008, quando o processo foi instalado. “Estamos aqui reunidos para escrever um dos capítulos mais importantes da história da Uern. No dia 31 de agosto entregaremos esse documento ao CONSUNI, esse é um dos processos mais democráticos de nossa Universidade”, destacou Lúcio Ney, que participou da Estatuinte de 1988.

O reitor Milton Marques destacou esse momento democrático para a Universidade e o papel dos delegados: “Participar dessa Assembleia é um motivo de honra. Será um momento de diálogo rico. A Uern tem uma nova fisionomia”, afirmou Milton Marques. Sobre as mudanças na UERN, nesses 21 anos, já que o atual Estatuto foi formulado em 1988, o reitor explica: “Em 1988 tínhamos aproximadamente cinco mil alunos, hoje temos 12 mil só na graduação. Eram pouco mais de 200 professores e hoje são mil professores. A Universidade tinha sua ação restrita à zona Oeste e hoje ela alcança todo o Estado do Rio Grande do Norte. Eram cerca de 10 cursos e hoje temos 72. A Uern de hoje tem uma dimensão diferente daquela, mas a mudança não pode ser vista apenas em números, mas também no sentido comportamental. A Uern está mais madura, mais consciente e preparada para esse momento de eleger um documento que sirva de balizamento para seu próprio desenvolvimento”, finalizou o reitor.

Durante o período da manhã foi explicada toda a metodologia que será utilizada para apreciação e deliberação das propostas que compõe o Documento Sistematizado. A segunda parte dos trabalhos foi iniciada no período da tarde. São 220 delegados com direito a voto, sendo 110 professores, 55 alunos e 55 técnicos administrativos. Os trabalhos prosseguem nos períodos vespertino e noturno desta sexta-feira, dia 24, e nos turno de manhã, tarde e noite dos dias 25 e 26 de julho, até que sejam aprovadas as propostas que irão compor o novo Estatuto da UERN.  O documento final será entregue ao CONSUNI no dia 31 de agosto.