...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

ARTIGOS PRODUZIDOS POR ALUNOS SÃO PUBLICADOS EM REVISTAS CIENTÍFICAS

Artigo científico do Programa de Pós-Graduação em Física da UERN será publicado em um dos melhores jornais de Física do mundo. O trabalho foi baseado na dissertação da mestra Rízia Rodrigues da Silva, orientada pelo professor Thomas Dumelow (UERN).
O artigo “Using Phonon Resonances as a Route to All-Angle Negative Refraction in the Far Infrared – The Case of Crystal Quartz” foi aceito para o periódico Physical Review Letters (fator de impacto 7.328). Este é o primeiro trabalho experimental do Estado do Rio Grande do Norte a ser publicado neste jornal.
Trata-se de uma pesquisa sobre a refração – a mudança da direção de um feixe da luz passando de um meio para outro.  Na refração convencional (refração positiva), o raio de luz precisa ultrapassar uma linha imaginária perpendicular à interface, já no fenômeno de refração negativa, que surgiu nos últimos anos, a mudança na direção ocorre no mesmo lado desta linha. Neste trabalho foi investigado experimentalmente o efeito em cristais de quartzo, o cristal mais comum no mundo, usando a interação da luz infravermelha com as vibrações naturais do cristal. Este é a primeira investigação deste tipo – tradicionalmente estruturas artificiais foram usadas para obter a refração negativa. As pesquisas com este tipo refração poderão resultar na construção de lentes de chapa, com dois lados planos.
Dois outros trabalhos de dissertação de mestrado deste Programa também resultaram na publicação de artigos, em renomadas revistas internacionais de Física.
O artigo “Thermal hysteresis of ferromagnetic/antiferromagnetic compensated bilayers” publicado na revista Physical Review B, vol. 80, pág. 144407, é parte da dissertação do mestre Francisco Iranildo F. Nascimento, orientado pela Professora Ana Lúcia Dantas (UERN). Neste, reportasse um estudo teórico da histerese térmica em filmes nanométricos de duas camadas compensadas uma ferromagnética e outra antiferromagnética.
O outro trabalho, da dissertação da mestra Ana Lúcia Gurgel, orientada pelo professor Milton Morais Xavier Júnior (UFERSA), intitulado “Size Selected Synthesis of CoFe2O4 Nanoparticles Prepared in a Chitosan Matrix” foi publicado na revista Journal Applied Physics, vol. 107, págs. 09A746-1-09A746-3. Neste trabalho experimental é desenvolvimento um processo de síntese química capaz de controlar os tamanhos das nanopartículas de ferrita de cobalto, material amplamente em dispositivos de gravação magnética, ferrofluidos, sensores e vetorização de fármacos.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support