...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Após estágio nos EUA, professor se torna primeiro a defender tese em DINTER em Ciências da Saúde

Na próxima sexta-feira, 28, o professor Marcelo Viana da Costa, do Departamento de Enfermagem do Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CAMEAM/UERN), será o primeiro aluno a defender tese no Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Ciências da Saúde promovido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A história de Marcelo é um caso de superação. Após passar alguns anos como secretário municipal de saúde, ele decidiu enveredar pela carreira acadêmica.

Durante a elaboração do projeto da tese, ele percebeu que o professor Scott Reeves era bastante citado e decidiu fazer contato com ele por email. “Fiz por conta própria e ele me convidou para ir lá”, acrescentou.

Inclusive durante a defesa da tese será realizada uma vídeo-conferência com o professor Scott.

O “lá” era a Universidade da Califórnia, sediada em São Francisco. A instituição é considerada a segunda melhor dos Estados Unidos na área de saúde. Foram oito meses de aprendizado. “Foi um momento de grande transformação que me deixou empolgado com a área acadêmica e fiquei mais estimulado a desenvolver pesquisas”, acrescentou.

A tese do professor Marcelo tem como título “A Educação Interprofissional como Abordagem para Reorientação da Formação Profissional em Saúde”.

Para o coordenador operacional do DINTER, professor Wogelsanger Oliveira Pereira, o diferencial desse doutorado é que a UERN capacita os professores na própria instituição, com programas de excelência. “A vantagem é que a UERN consegue capacitar até 25 professores sem que eles precisem se afastar da instituição”, ressalta, lembrando que o professor Marcelo, o primeiro a se formar, foi um dos poucos com estágio-sanduiche, nos EUA.

Iniciado em 2010, com 17 alunos, o DINTER da saúde motivou a realização de outros dois: educação e administração. Atualmente são 33 professores a nível de Doutorado,

A UERN pretende firmar parceria com a UNESP, de Botucatu, para novo Mestrado em Saúde. “Assim como fez com Direito, a UERN aposta em Medicina”, afirma o professor Wogel.

Obs.: Texto com colaboração de Aglair Abreu

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support