...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Aplicativo criado por formando do Curso de Ciência da Computação já está disponível na Google Play

O aplicativo BrailleApp, criado por um concluinte do curso de Ciência da Computação, do Campus da UERN em Natal, já está disponível na loja do Google Play, loja oficial da Google, de forma gratuita, e pode ser baixada através do endereço: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ailtonluna.brailleappfree

Durante as últimas bancas para apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), o projeto do formando Ailton Francisco de Luna e Silva, feito sob orientação dos professores Raul Benites Paradeda e Alberto Signoretti, ganhou destaque.

A ferramenta visa facilitar o processo de ensino-aprendizagem do sistema Braille (sistema universal de leitura e escrita usado por deficientes visuais) e foi criada para dispositivos móveis Android, seguindo os padrões de desenvolvimento de acessibilidade para torná-lo o mais acessível possível.

O BrailleApp permite ao usuário escrever em Português obtendo a tradução para Braille, assim como, escrever em Braille e obter a tradução para Português. Além disso, é possível escrever e enviar como mensagem de texto para outro dispositivo móvel, e ainda oferece uma área com a lista de todos os sinais Brailles e alguns exercícios para o usuário praticar.

Para facilitar a acessibilidade, a ferramenta conta com um sistema de leitura de tela e de sinais, ou seja, a medida que o usuário escreve ou seleciona alguma opção, por comando de voz, a ferramenta informa o que foi selecionado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support