...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Anita Prestes fará palestra sobre os 30 anos da Constituição Federal

Historiadora e doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense, Anita Leocádia Prestes, filha de Luís Carlos Prestes e Olga Benário, está em Mossoró para ministrar a palestra “Luís Carlos Prestes, a Constituinte e a Constituição de 1988”. O evento será hoje, às 19h, no auditório do Hotel VillaOeste, e marca a abertura do 10° Congresso dos Professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Na manhã desta sexta-feira, 14, Anita Prestes concedeu coletiva à imprensa, onde falou sobre as garantias de direitos fundamentais, a atual conjuntura política e social, a importância da organização e mobilização sociais, entre outros assuntos.

Sobre o tema da sua palestra na noite desta sexta-feira, os 30 anos da promulgação da Constituição de 1988, Anita Prestes avalia que os direitos fundamentais assegurados pela Carta Magna têm sido ameaçados na atual situação política e social do País. “Nesse período de golpe, estamos vendo um desrespeito aos direitos fundamentais. Os direitos estão apenas no papel. Por exemplo, a Constituição diz que o cidadão tem direito ao trabalho, mas hoje o que vemos são mais de 14 milhões de desempregados, segundo dados oficiais. É uma situação calamitosa”, avalia.

Para a historiadora, mesmo após 30 anos de Constituição, os brasileiros ainda vivem reféns da tutela militar, com artigos que ora ou outra voltam a ser utilizados para frear manifestações populares, criminalizar os movimentos e atacar a organização dos trabalhadores. Esses temas serão uma das tônicas da discussão da sua palestra.

Anita Prestes é professora do Programa de Pós-Graduação em História Comparada do Instituto de História da UFRJ, autora de A Coluna Prestes (Paz e Terra, 1997), Tenentismo pós-30: continuidade ou ruptura? (Consequência, 2014), Luiz Carlos Prestes: um comunista brasileiro (Boitempo, 2015), Olga Benário Prestes: uma comunista nos arquivos da Gestapo(Boitempo, 2017).

Promovida pela Associação dos Docentes da UERN (ADUERN), a palestra integra a programação do Congresso da entidade, que tem como tema “Sindicato em Luta: contrarreformas e os impactos para o movimento sindical”. A programação do Congresso segue até sábado, 15, com rodas de discussões e votações, no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), no Campus Central.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support