Ampliação e fortalecimento dos Grupos de Pesquisa da UERN são discutidos durante evento

Líderes de grupos de pesquisa, professores de diferentes departamentos, pesquisadores, pró-reitores e alunos bolsistas participaram na tarde de hoje (10), da I Mostra de Grupos de Pesquisa da UERN – uma promoção da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG).

Reunidos no auditório da Faculdade de Educação Física (FAEF), os participantes discutiram o fortalecimento e a institucionalizalização dos grupos de pesquisa da UERN. A professora Dra. Cicília Maia, diretora de Pesquisa, iniciou a apresentação abordando a evolução do Ensino Superior, dando uma visão geral a partir dos dados do Censo/CNPq. Também foi exposto o Catálogo de Grupos de Pequisa da UERN. Atualmente a Universidade conta com 77 grupos de pesquisa institucionalizados.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. João Maria Soares, apresentou as metas da UERN para os próximos quatro anos e as estratégias para fortalecer a Pesquisa na Universidade.

Um dos palestrantes foi o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN), Prof. Dr. Emanoel Márcio Nunes, docente da UERN. “É muito interessante tratar sobre a criação e a ampliação dos grupos de pesquisa. Esse é um assunto de extrema importância, até mesmo para planejar as estratégias no sentido de consolidar a UERN como uma instituição de enfoque acadêmico e científico”, afirmou o professor Emanoel Márcio Nunes.

O presidente da FAPERN ainda ressaltou a necessidade de dotar os grupos de pesquisa com condições para que eles possam concorrer a editais e, dessa forma, ampliar a oferta de bolsas. “Os grupos de pesquisa têm uma importância enorme. É deles que emana a capacitação mais eficiente dos alunos. Eles reúnem os professores mais produtivos e competentes. É um ambiente que a Universidade deve apoiar”, concluiu o Prof. Emanoel Márcio Nunes.