Ampla restruturação física garante segurança de retomada presencial na Uern

Para garantir a segurança de sua comunidade, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) preparou uma ampla restruturação física. Além disso, elaborou um plano de retomada com diretrizes para a retomada gradual, presencial e segura das atividades administrativas e acadêmicas.

Como se sabe, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Instituição decidiu alterar parcialmente o calendário acadêmico e, agora, o retorno presencial completo só ocorrerá em 14 de março.

Entre os dias 2 de fevereiro e 3 de março, aulas teóricas serão lecionadas de maneira remota e cabe aos departamentos o estabelecimento de cronograma presencial para a realização de lições práticas ou teórico-práticas.

“Uma grande preocupação de nossa Universidade é proporcionar ambientes de qualidade para o desenvolvimento das atividades pela sua comunidade”, afirmou Sara Barroso, engenheira de Segurança do Trabalho da Uern.

Nesse sentido, em preparação para o retorno presencial, estão sendo realizadas importantes reformas de reestruturação de blocos de salas de aula e banheiros, como na Faculdade de Letras e Artes (Fala) e Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (Fanat).

Na Faculdade de Ciências da Saúde (Facs), encontra-se na fase final a reforma na área do auditório, do centro de convivência e das salas administrativas, destacando-se os investimentos da Secretaria de Estado da Infraestrutura do RN (SIN/RN) nestas obras.

Além disso, houve uma retomada das obras para entrega do Núcleo de Prática Jurídica do Campus Central, as obras de reestruturação das Clínicas Odontológicas do campus Caicó, reformas elétricas diversas, reformas no campus avançado de Patu.

Em conclusão, observam-se as reformas nos blocos das pró-reitorias e outras importantes intervenções com início em breve, como as reformas de restauração da Faculdade de Educação (FE), da Faculdade de Educação Física (FAEF), da Faculdade de Direito (FAD), da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), além da construção de tanques sépticos e sumidouros, buscando sempre garantir a melhoria contínua de nossa infraestrutura para comunidade acadêmica.

Isso acrescido ainda do trabalho pela Pró-Reitoria de Administração (Proad) para aquisições de materiais e outras melhorias.

Comitê divulga diretrizes para retomada gradual, presencial e segura

O Comitê Covid/Uern publicou, na quinta-feira (27), um documento com diretrizes para a retomada gradual, presencial e segura das atividades administrativas e acadêmicas.

No arquivo, está presente o plano de retomada presencial, destacando-se os objetivos de orientar a comunidade acadêmica sobre as medidas de segurança que serão aplicáveis nos campi universitários. Isso porque, além da vacinação, outras exigências sanitárias se fazem indispensáveis para o retorno.

Quanto à estrutura, o documento se organiza com medidas de prevenção e orientações, a depender da necessidade do ambiente. Por exemplo, em todos os espaços será preciso evitar aglomeração, como medida de prevenção. Para isto, recomenda-se, quando possível, revezar a ocupação de um mesmo local.

Em outros casos específicos, como o atendimento ao público, deve-se priorizar o serviço remoto ou, quando não for possível, indica-se a realização de agendamento prévio de eventuais serviços presenciais.

Vale destacar ainda a previsão de exigência de passaporte de vacinação, mesmo para o público externo, a proibição de consumo de alimentos em sala de aulas, dentre outras medidas.

“A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte continuará realizando, diuturnamente, todas as medidas necessárias para nossa retomada gradual e segura. Vamos juntas e juntos na certeza de que nossa missão é grandiosa, inclusive de orientar nossa comunidade e sociedade. Continuaremos agindo sob a orientação da Ciência. Não abriremos mão disso”, frisou a professora Cicília Maia, reitora da Uern.