...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Ambulatórios de Medicina da Uern estão sendo ampliados

Atendimentos de saúde gratuitos e de qualidade a milhares de pessoas de Mossoró e região são ofertados pelos ambulatórios da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Após a atual fase de adequação, a expectativa é de ampliação dos serviços e um melhor acolhimento a médicos, acadêmicos de Medicina, técnicos administrativos e pacientes.

Os ambulatórios funcionam desde 2007 e ao longo dos anos vem registrando um significativo crescimento no número de exames e consultas realizadas, realizando em média mais de oito mil atendimentos por ano.

A estrutura, anexa à Facs, disponível inicialmente com três salas, cresceu para nove e, em breve, chegará a 19 ambientes para consultas e realização de exames em diferentes especialidades médicas. Os espaços, que pertenciam à Emater-RN, começaram a ser cedidos pela Secretaria de Agricultura do Estado em 2017 e continuam sendo em expansão.

O processo de ampliação está em execução com as reformas das novas salas e aquisição de equipamentos e materiais. Readequação das instalações elétricas e hidráulicas e compra de macas e biombos, por exemplo, estão em andamento.

As melhorias vão proporcionar mais atendimento, ampliar serviços e beneficiar mais pessoas.

“Traz mais conforto, mais segurança. Nós passamos a nos envolver mais com o espaço, vamos criando gosto pela coisa, nos sentindo mais em casa, mais à vontade pra estar ali. Não só os médicos, mas também os técnicos administrativos, os alunos e os próprios pacientes nos sentimos mais acolhidos”, enumerou o professor Dr. Cleber Mesquita, coordenador dos ambulatórios.

A atuação dos ambulatórios consiste na assistência, promoção e prevenção à saúde, além de desenvolver os projetos Sonho de América (Teste do Olhinho), Mãe Primavera (gestantes adolescentes de 12 a 19 anos), Doença de Chagas, entre outros.

A unidade dispõe de atendimento nas mais diversas especialidades, como cardiologia, endocrinologia, pediatria, neurologia, gastroenterologia, dermatologia, pneumopediatria e ginecologia e obstetrícia.

Professor Cleber Mesquita recebeu recentemente a reitora em exercício Fátima Raquel e a reitora eleita Cicilia Maia

Nos ambulatórios de ginecologia e obstetrícia, por exemplo, são disponibilizados à população atendimento de pré-natal de baixo e alto risco, planejamento familiar, climatério, ginecologia, neoplasia trofoblástica gestacional (NTG), patologia do trato genital inferior e mastologia.

Os atendimentos são realizados por professores, preceptores e estudantes da graduação do curso de Medicina e das residências médicas da Uern, sendo campo de atuação para pesquisa e extensão universitária. A Facs possui três programas de Residência: Medicina de Família e Comunidade, Ginecologia e Obstetrícia e Multiprofissional.

Os serviços ofertados pelos ambulatórios são, muitas vezes, os únicos ofertados na rede pública de saúde, como é o caso do ambulatório de endocrinologia, ou em muitos casos é a única opção para quem não tem condições de pagar.

“Nós complementamos esse atendimento da rede pública. Lá o paciente pode fazer um retorno mais precoce. Nós não só fazemos extensão, prestação de serviço, mas também é ensino e, quando o serviço une ensino e assistência, percebemos que a prestação de serviço é melhor, tendendo a ter uma qualidade superior porque a atenção ao paciente é maior. O paciente é visto, muitas vezes, por mais de uma especialidade, mais de um olho clínico. Ele tem mais olhares o acompanhando, é um paciente visto mais holisticamente, no seu todo”, concluiu o professor Cleber Mesquita.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support