Ambulatórios da UERN já realizaram mais de 9 mil atendimentos gratuitos em diversas áreas

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) desenvolve um importante papel social na prestação de serviço à população das cidades onde está inserida, seja através da formação de recursos humanos com cursos de graduação e pós-graduação, seja através dos inúmeros projetos de extensão que são desenvolvidos pelos alunos, professores e pesquisadores da instituição.

Um serviço que tem se destacado na Universidade são os atendimentos dos ambulatórios da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), que oferecem atendimento gratuito à população de Mossoró e cidades vizinhas em diversas especialidades. Os atendimentos tiveram início em agosto de 2007. Naquele ano, foram realizados 66 atendimentos. Hoje, a média de atendimento é de aproximadamente 200 atendimentos ao mês, sendo que nesta última semana, esse número alcançou a marca de 9100 atendimentos já realizados desde 2007, nas áreas de reumatologia, nutrição, ginecologia, endocrinologia, cardiologia, psiquiatria, infectologia, dermatologia, pediatria, gastroenterologia, hepatologia, entre outros.

Os atendimentos são realizados pelos estudantes do curso de Medicina, sob supervisão dos professores. A Universidade conta atualmente com quatro consultórios, sendo realizado um revesamento entre as especialidades oferecidas. A responsável pelo ambulatório, Elizabeth de Azevedo, conta que os pacientes chegam ao ambulatório encaminhados por profissionais médicos da rede pública de saúde. “Geralmente são casos que precisam de um acompanhamento especial, e na área de estudo dos nossos estudantes. Os profissionais encaminham para o ambulatório por já terem conhecimento do trabalho desenvolvido aqui”, afirmou.

A babá Ugacilda Mendes, 33, chegou ao ambulatório encaminhada pela Unidade Básica de Saúde do Conjunto Walfredo Gurgel para um atendimento de ginecologia. Agora, já está recebendo atendimento de endocrinologia e aprova a qualidade do serviço oferecido. “Esse é um trabalho muito importante da Universidade. O atendimento aqui é perfeito, desde a atendente até os médicos, tando que indico para minhas amigas. Agora mesmo estou tentando agendar para uma amiga, que está precisando de atendimento ginecológico”, afirmou a paciente. A professora Celiana da Silva, 27, mãe de Gustavo Vinícius, de dois meses, tomou conhecimento do ambulatório da UERN através de uma amiga e levou seu filho para realizar o “Teste do Olhinho” para detectar possíveis patologias oculares que a criança poderá desenvolver ao longo de sua vida. “Uma amiga comentou que realizou o teste do olhinho do filho dela aqui no ambulatório da UERN e eu trouxe o meu filho para fazer aqui também, já que é um dos poucos locais que oferecem esse exame gratuitamente em Mossoró”, afirmou a mãe de Gustavo.

O ambulatório da UERN funciona de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, na Faculdade de Medicina, que fica localizada ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia, no bairro Aeroporto, em Mossoró. Os atendimentos devem ser agendados pelo telefone (84) 3314-3963. Já os agendamentos para a realização do Teste do Olhinho devem ser feitos pelo (84) 8783-5084.

Gazeta do Oeste – 23/10/2013