Ambulatório do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia é entregue à população

Texto: Adriana Morais

Em solenidade realizada na tarde desta quinta-feira, 29, foi inaugurado o ambulatório do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia. A obra foi construída pelo Governo do Rio Grande do Norte, em terreno cedido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), e com recursos do Banco Mundial.⁣⁣
⁣⁣
Os atendimentos ambulatoriais iniciam na segunda-feira, 2 de janeiro de 2023, beneficiando pacientes de mais de 60 municípios da região. A unidade hospitalar será comprometida com o atendimento humanizado e com a formação profissional, e a previsão é que até o primeiro semestre de 2023, esteja atendendo em sua totalidade.

A Uern está à frente da Gestão Acadêmica e a Gestão Administrativa é da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap). ⁣⁣Para a reitora da Uern, Cicília Maia, é uma imensa alegria estar entregando esse importante equipamento. “Essa unidade tem a digital da Uern. Estaremos disponibilizando todos os nossos cursos de graduação e pós-graduação, toda a nossa expertise, para que junto ao Governo do RN, possamos entregar a toda a população um serviço de alta qualidade”, declara.

O ambulatório do Hospital da Mulher contará com a inserção de todos os residentes da Uern, e dos alunos de graduação, segundo informa a Diretora de Gestão Acadêmica Hospitalar da Uern, Hosana Mirelle. Ela informa que neste primeiro momento, irão atuar os alunos de Enfermagem e Medicina. “Na medida em que os serviços do Hospital foram sendo liberados, serão inseridos alunos de outros cursos da Universidade, como Biologia, Química, Serviço Social”, informa.

Além de assumir a Gestão Acadêmica, a Uern vai colaborar com a parte administrativa, atuando na formação profissional dentro da unidade hospitalar. “Estamos em contato com outras instituições de ensino para a capacitação dos profissionais que estão entrando no serviço do Hospital da Mulher”, diz Hosana Mirelle.

A diretora geral do Hospital da Mulher, Elenimar Costa Bezerra, destacou que este é um momento de muita alegria. “Vamos desenvolver um atendimento humanizado, acolhendo as mulheres e as pessoas com útero. Vamos oferecer um serviço de qualidade e enfrentar os desafios da melhor maneira possível”, afirma. Ela ressaltou a importância da parceria com a Uern na gestão do hospital. “A Uern vai nos auxiliar com a gestão acadêmica e qualificar os profissionais do SUS para otimizar o atendimento e melhorar as práticas na área de saúde”, frisa.

O senhor José Maria, filho da parteira Maria Correia, que dá nome ao Hospital, esteve na inauguração. Emocionado, ele enfatizou a felicidade de receber essa homenagem pelo legado que sua mãe deixou à cidade. “Na década de 1950, ela atendida a todos com amor e solidariedade, fazendo partos na nossa residência na rua Wenceslau Braz, nos Paredões. Ela atendia a todos sem distinção. Fez mais de cinco mil partos. Todos com muito amor”, declarou.

E é com todo esse amor e cuidado com as pessoas, que o Hospital escola se propõe a atender pacientes e ser referência no Estado. A governadora Fátima Bezerra externou a alegria de inaugurar o ambulatório do Hospital. “Há exato um ano, estive em Mossoró para sancionar a lei que garante a autonomia financeira da Uern. E hoje, junto à Universidade, estamos entregando essa importante unidade para a população potiguar”, frisa.

HOSPITAL DA MULHER

O Hospital da Mulher Parteira Maria Correia terá mais de 160 leitos focados na atenção materno-infantil, ginecológica e obstétrica de média e alta complexidade. A meta é de 20 mil atendimentos anuais.

São 15 mil m² de área construída dividida em quatro andares com oito elevadores. O terreno, que soma 36 mil m², terá quase 200 vagas de estacionamento.

Os investimentos são de mais de R$ 134 milhões, em parceria do Governo do Rio Grande do Norte com o Banco Mundial, por meio do projeto “Governo Cidadão”.