...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Ambulatório do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia é entregue à população

Texto: Adriana Morais

Em solenidade realizada na tarde desta quinta-feira, 29, foi inaugurado o ambulatório do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia. A obra foi construída pelo Governo do Rio Grande do Norte, em terreno cedido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), e com recursos do Banco Mundial.⁣⁣
⁣⁣
Os atendimentos ambulatoriais iniciam na segunda-feira, 2 de janeiro de 2023, beneficiando pacientes de mais de 60 municípios da região. A unidade hospitalar será comprometida com o atendimento humanizado e com a formação profissional, e a previsão é que até o primeiro semestre de 2023, esteja atendendo em sua totalidade.

A Uern está à frente da Gestão Acadêmica e a Gestão Administrativa é da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap). ⁣⁣Para a reitora da Uern, Cicília Maia, é uma imensa alegria estar entregando esse importante equipamento. “Essa unidade tem a digital da Uern. Estaremos disponibilizando todos os nossos cursos de graduação e pós-graduação, toda a nossa expertise, para que junto ao Governo do RN, possamos entregar a toda a população um serviço de alta qualidade”, declara.

O ambulatório do Hospital da Mulher contará com a inserção de todos os residentes da Uern, e dos alunos de graduação, segundo informa a Diretora de Gestão Acadêmica Hospitalar da Uern, Hosana Mirelle. Ela informa que neste primeiro momento, irão atuar os alunos de Enfermagem e Medicina. “Na medida em que os serviços do Hospital foram sendo liberados, serão inseridos alunos de outros cursos da Universidade, como Biologia, Química, Serviço Social”, informa.

Além de assumir a Gestão Acadêmica, a Uern vai colaborar com a parte administrativa, atuando na formação profissional dentro da unidade hospitalar. “Estamos em contato com outras instituições de ensino para a capacitação dos profissionais que estão entrando no serviço do Hospital da Mulher”, diz Hosana Mirelle.

A diretora geral do Hospital da Mulher, Elenimar Costa Bezerra, destacou que este é um momento de muita alegria. “Vamos desenvolver um atendimento humanizado, acolhendo as mulheres e as pessoas com útero. Vamos oferecer um serviço de qualidade e enfrentar os desafios da melhor maneira possível”, afirma. Ela ressaltou a importância da parceria com a Uern na gestão do hospital. “A Uern vai nos auxiliar com a gestão acadêmica e qualificar os profissionais do SUS para otimizar o atendimento e melhorar as práticas na área de saúde”, frisa.

O senhor José Maria, filho da parteira Maria Correia, que dá nome ao Hospital, esteve na inauguração. Emocionado, ele enfatizou a felicidade de receber essa homenagem pelo legado que sua mãe deixou à cidade. “Na década de 1950, ela atendida a todos com amor e solidariedade, fazendo partos na nossa residência na rua Wenceslau Braz, nos Paredões. Ela atendia a todos sem distinção. Fez mais de cinco mil partos. Todos com muito amor”, declarou.

E é com todo esse amor e cuidado com as pessoas, que o Hospital escola se propõe a atender pacientes e ser referência no Estado. A governadora Fátima Bezerra externou a alegria de inaugurar o ambulatório do Hospital. “Há exato um ano, estive em Mossoró para sancionar a lei que garante a autonomia financeira da Uern. E hoje, junto à Universidade, estamos entregando essa importante unidade para a população potiguar”, frisa.

HOSPITAL DA MULHER

O Hospital da Mulher Parteira Maria Correia terá mais de 160 leitos focados na atenção materno-infantil, ginecológica e obstétrica de média e alta complexidade. A meta é de 20 mil atendimentos anuais.

São 15 mil m² de área construída dividida em quatro andares com oito elevadores. O terreno, que soma 36 mil m², terá quase 200 vagas de estacionamento.

Os investimentos são de mais de R$ 134 milhões, em parceria do Governo do Rio Grande do Norte com o Banco Mundial, por meio do projeto “Governo Cidadão”.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support