...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Ambulatório da Faculdade de Medicina aumenta número de atendimentos

O Ambulatório da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) apresentou um relatório das atividades realizadas ao longo de 2021. Após um 2020 com várias restrições devido à pandemia e a suspensão das atividades presenciais, o número de atendimentos cresceu no ano passado.

O quantitativo de atendimentos foi de 3.097 em 2016, 8.340 em 2017 e 8.714 em 2018. Em seguida, teve uma diminuição para 7.922 em 2019 e caiu consideravelmente em 2020 para 1.779 no ano passado. Vale lembrar que a Uern, considerando as orientações das autoridades sanitárias, suspendeu suas atividades presenciais no dia 15 de março de 2020. Assim como vários setores institucionais, o Ambulatório também foi afetado.

Com todos os cuidados e recomendações dos órgãos de saúde, os serviços foram sendo retomados e o ano de 2021 terminou registrando 4.366 atendimentos. Desse total, 1.595 foram realizados pela clínica médica em diferentes especialidades e 2.771 na residência ginecológica.

A maior incidência de procedimentos/atendimentos é na residência de ginecologia e obstetrícia (63,46%), beneficiando pacientes de Mossoró e de mais cerca de 60 municípios. Essa área compreende triagem, pré-natal de alto risco (DMG), pré-natal de risco habitual, planejamento familiar, climatério, mastologia, PTGI e o projeto Mãe Primavera (gravidez na adolescência).

O maior fluxo desta residência é o pré-natal de alto risco com 570 atendimentos/ano, seguido pelo atendimento em ginecologia (ginecologia geral e PTGI). Na clínica médica três especialidades apresentam um maior índice de procura por atendimento: endocrinologia, cardiologia e reumatologia.

Essas três áreas são responsáveis por 59,88% das consultas durante o ano de 2021. As demais especialidades: gastroenterologia, neurologia, nefrologia, dermatologia, geriatria, doença de Chagas, pediatria e psiquiatria representam 40,12% dos atendimentos.

Dos atendimentos da clínica médica, as especialidades reumatologia e endocrinologia (47,90% dos casos) não são disponibilizadas de forma continua pelo município de Mossoró. Consultas para pacientes com doenças de Chagas somente o Ambulatório da FACS oferta essa especialidade.

Equipamento

O Ambulatório da FACS foi criado em 09 de agosto 2007, com o intuito de proporcionar aos alunos da graduação e residentes do curso de Medicina a prática ambulatorial e ofertar à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) atendimentos médicos em diversas especialidades, algumas delas com fluxo contínuo, como ginecologia, cardiologia e neurologia outras ofertadas de forma escalonada de acordo com o semestre letivo.

Ambulatório oferta especialidade que nem o serviço público de saúde oferece

Estudantes, monitorados por professores, colocando em prática o que aprendem na sala de aula e a população de Mossoró e outras 60 cidades sendo beneficiada com serviços gratuitos e de qualidade.

“Eu diria que a importância pra população tem mais ou menos a mesma importância para o aluno de Medicina. Se a gente colocar na balança, vai ter benefício de ambos os lados: O aluno pelo aprendizado, pois ele vai se profissionalizar – claro que não é o único cenário de prática -, e o paciente sendo beneficiado”, destaca o professor Dr. Cleber Mesquita, coordenador do Ambulatório.

Os usuários veem no Ambulatório muitas vezes a única possibilidade de acesso à saúde, seja através de uma consulta com especialista ou mesmo no acesso à inserção do método contraceptivo DIU, que representa um alto custo para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Muitos buscam serviços que não são ofertados pelo sistema municipal de saúde, como o teste do olhinho, por exemplo.

A qualidade do serviço e dos profissionais é o que mais chama a atenção dos usuários.

Sthefany Barbosa Soares, de 18 anos, é acompanhada pelo projeto Mãe Primavera. “Acho muito bom o serviço e a presença de profissionais específicos. Me sinto mais confortável aqui”, disse.

Francisca Kaline de Oliveira, 34, mora no Assentamento Hipólito, zona rural de Mossoró, e teve seu primeiro atendimento no Ambulatório em 2016 fazendo um pré-natal e retornou essa semana para consulta ginecológica. “Gosto de todos os profissionais”, enfatizou.

Raylla Kervly Nunes da Silva, 20, outra participante do Mãe Primavera, elogiou o serviço. “Desde que cheguei, gostei bastante porque aqui temos mais assistência que no posto de saúde. Os profissionais explicam melhor e são muito atenciosos”, destacou.

Jacionária Araújo Fernandes Souza Linhares, 35, procurou o Ambulatório para cuidar da sua segunda gestão de alto risco. A primeira vez foi há cerca de 10 anos. “Acho o serviço ótimo, tem um bom amparo e tudo que a gente precisa. Sempre fui muito bem recebida, só elogios à equipe”, ressaltou.

Apesar das dificuldades e limitações, estudantes, professores e técnicos administrativos da Uern se esforçam para oferecer o melhor à população.

“A gente trata nosso paciente como a gente gostaria que nossos familiares e nós mesmos fôssemos tratados. Isso é dignidade e respeito com o usuário. Temos muita gratidão por estarmos fazendo isso”, acrescentou o coordenador.

Serviço

O Ambulatório da FACS funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, no prédio que fica entre a Faculdade de Medicina e a Emater. O contato pode ser feito pelos e-mails ambulatório.facs@uern.br e facs@uern.br ou pelo perfil @uernambulatorio no Instagram.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support