Alunos são recepcionados no novo Campus de Natal

A retomada das aulas no Campus de Natal da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), no Complexo Cultural da Zona Norte, foi marcada pela realização do Seminário de Ambientação Acadêmica (SAMBA). O primeiro no novo Campus.

O reitor da UERN, professor Dr. Pedro Fernandes, destacou a importância das aulas na Zona Norte. “Vocês estão numa instituição de ensino superior pública e gratuita que está presente aqui em Natal, em Mossoró, Patu, Assu, Pau dos Ferros e Caicó. A maior parte da nossa universidade está no interior do Estado. Mas, a presença na capital também é significativa”, disse.

Pedro Fernandes ainda destacou a necessidade de os alunos incentivarem outras pessoas a ingressarem no ensino superior. “Vocês estão estreando esse momento de mudança. Tenham a certeza que vocês vão ser fundamentais para mostrar às outras pessoas que elas terão condições de ingressar no ensino superior”, disse.

Falando em nome do Diretório Central dos Estudantes (DCE), a ex-vice-presidente da entidade Bárbara Medeiros, que atualmente é técnica administrativa da UERN, destacou a importância da participação do movimento estudantil. “Atualmente estamos sem representante do DCE em Natal, mas temos os Centros Acadêmicos dos cursos. É muito importante a participação de vocês para que as nossas conquistas avancem. Hoje já temos algumas conquistas importantes, mas precisamos lutar por outras”, afirmou, reconhecendo o novo momento da UERN, marcado pelo diálogo.

O diretor de assistência estudantil, professor Dr. Adalberto Veronese, explicou o funcionamento da DAE aos alunos. “O objetivo nosso é que vocês permaneçam na Universidade. Estamos disponibilizando alguns auxílios e prorrogamos o auxílio alimentação que está valendo até o dia 10 deste mês. Também trabalhamos para facilitar os estágios não obrigatórios a partir do momento que vocês atingirem 20% do curso. Também fazemos o apoio aos eventos e estamos organizando os jogos universitários”, acrescentou.

O técnico administrativo, Ravi Dias de Almeida, falou em nome da Diretoria de Assuntos Internacionais, explicando os convênios para intercâmbio. “Já temos com universidades de Cuba, Espanha, Portugal e estamos trabalhando convênios com os Estados Unidos e Finlândia”, disse.

A diretora de apoio à inclusão, professora Dra. Ana Lúcia Aguiar, apresentou o trabalho de atendimento aos estudantes com necessidades educacionais especiais. “A DAIN trabalha atualmente com 15 profissionais técnicos especializados. Atendemos as pessoas com necessidades educacionais especiais. Os alunos que estão entrando a partir de 2014.1 estão entrando por meio de uma cota e passaram por uma junta multiprofissional”, relatou. Ela ainda citou os cursos de extensão de Libras, ledor e o recém criado de orientação e mobilidade.

A diretora do Complexo Cultural Irene Van den Berg apresentou os cursos de extensão oferecidos pela UERN na capital. “Esse espaço que hoje está recebendo os alunos do Campus de Natal começou a funcionar há cinco anos oferecendo ações que se voltam para a nossa comunidade. Oferecemos vários cursos em 20 modalidades esportivas. Também temos uma academia para diabéticos, hipertensos e outras pessoas com necessidades especiais. Também temos cursos de dança, música, produção de vídeo e informática”, acrescentou. O diretor do Conservatório de Música D’alva Nogueira Freire, Halysson Dantas, apresentou os serviços do órgão. “O Conservatório de Música existe há 25 anos. São cursos nos mais diversos instrumentos atendendo a crianças e adultos, indo de uma faixa etária que vai dos seis anos até os 70”, destacou.

O coordenador das bibliotecas setoriais e núcleos avançados, Alexandre Homero, explicou como funcionam as bibliotecas. “O pré-requisito para vocês terem acesso à biblioteca é a apresentação da certidão de vínculo ou comprovante de matrícula. Nós atuamos em seis campi avançados”, enumerou.

A diretora do Campus de Natal, professora Dra. Ana Dantas, aconselhou os alunos a se esforçarem durante o curso. “Esse é um momento muito importante para a nossa universidade. Apresentamos todos os serviços que estão à disposição de vocês. A tarefa de vocês é muito grande e requer responsabilidade”, destacou.