...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Alunos novatos são recepcionados pela administração da UERN

Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 15, mais uma edição da Semana de Ambientação Acadêmica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (SAMBA/UERN). Coube ao Reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto fazer o discurso de boas vindas aos alunos novatos. “É muito importante esse momento para que vocês possam conhecer a estrutura administrativa da nossa universidade que tanto investe na qualificação dos estudantes”, destacou.

A Pró-Reitora de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis, Lúcia Musmée, falou a respeito das oportunidades que os alunos terão. “Não é à toa que a estrutura administrativa de assistência estudantil está instalada aqui no Campus Central. Temos o setor de assistência aos estudantes, de bolsas e estágios. O que vocês desejarem conhecer de forma mais detalhadas podem procurar o DAE”, frisou.

A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Inessa Linhares, explicou qual é o trabalho do setor comandado por ela. “Sabemos o quanto é difícil ingressar no ensino superior. Tantos alunos terminam o ensino médio e não conseguem entrar porque não tem vagas. Por isso é muito gratificante estar com vocês hoje. Na Pró-Reitoria de Ensino cuidamos de todo o percurso acadêmico desde a entrada dos alunos até o momento que ele sai”, acrescentou.

A Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa e Pós-graduação, Ivonete Soares, aconselhou os alunos a se aproximarem dos professores.  “O papel da universidade é de nos reconstruir e preparar para o mundo lá fora. Assistam as aulas e debatam com os professores. Se perceber que ele pesquisa procurem participar das pesquisas, se faz extensão procurem se aproximar para integrar os projetos. Nossa universidade é frágil na estrutura, mas forte no conhecimento porque temos um corpo docente altamente qualificado”, declarou.

Já o Pró-Reitor Adjunto de Extensão, Adalberto Veronese, acrescentou explicando a importância da UERN para a sociedade. “Vocês agora fazem parte do time da UERN. A Pró-Reitoria de Extensão aproxima a universidade da sociedade com projetos que contam com a participação dos alunos para prestar serviços à comunidade”, disse.

O Reitor Pedro Fernandes voltou a falar e reforçou as palavras dos pró-reitores. “É muito importante que vocês conheçam cada uma das áreas da Universidade. Vocês estão vindo do ensino médio que é limitado ao conteúdo em sala de aula, mas aqui serão provocados a fazer algo a mais”, explicou.

O “fera” Marcos Leonel, que vai iniciar o curso de jornalismo, elogiou a iniciativa. “Ficou bem mais próximo do aluno e o Reitor está comprometido com as necessidades da UERN e da comunidade”, declarou.

A presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Lidiane Samara, convidou os alunos a participarem do movimento estudantil. “Eu queria dizer a vocês que é muito importante o movimento estudantil em todas as universidades. A gente precisa cuidar muito bem da nossa UERN, que precisa um carinho especial”, frisou.

A aula inaugural foi proferida pelo professor visitante sênior da UERN, José Lacerda Alves Felipe, que abordou o tema “Universidade e Universidade: o papel da UERN”. “Nós demoramos muito para termos universidades no Brasil. Por isso que a nossa universidade é muito nova. A nossa vida universitária é recente, mas cresce numa velocidade extraordinária”, relatou.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support