...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Alunos novatos participam de Seminário de Ambientação Acadêmica

Na manhã desta segunda-feira, 14 de abril, o reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto, recepcionou os alunos novatos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O Seminário de Ambientação Acadêmica transcorreu no Ginásio Deputado Vingt Rosado no Campus Central.

Na oportunidade, o reitor desejou sucesso aos novos alunos e explicou que a Universidade é mais ampla do que se imagina. “Para nós é uma honra muito grande receber vocês nesse primeiro momento. Esse é um momento fundamental para que vocês possam visualizar a Universidade além das disciplinas que vocês vão ter em sala de aula. Sejam bem-vindos”, destacou.

A Pró-reitora de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis, Lúcia Musmee, destacou a importância do evento. “Gostaríamos de trazer uma palavra de boas-vindas para os alunos aprovados. É bom que vocês conheçam esse ambiente e saibam conhecê-lo”, frisou.

A Pró-reitora de Ensino de Graduação, Inessa Linhares, lembrou do Processo Seletivo Vocacionado (PSV). “Estamos com a alegria de nosso papel social de garantir o acesso das pessoas à universidade. Vocês estão aqui porque tivemos um processo seletivo vitorioso. A nossa pró-reitoria coordena todo o trabalho desde a entrada do aluno até a colação de grau”, acrescentou.

A Pró-reitora Adjunta de Pesquisa e Pós-graduação, professora Dra. Ivonete Soares, sugeriu aos alunos que se interessem pela pesquisa. “Busquem aprender, busquem participar, busquem construir essa universidade. Procurem saber quais as pesquisas feitas pelos professores e se aproximem deles para a iniciação científica”, explicou.

O Pró-reitor Adjunto de Extensão, professor Me. Adalberto Veronese, destacou a importância da extensão na preparação dos acadêmicos. “Nós estamos acreditando em vocês que são a nova geração de UERN para o mercado de trabalho. A Pró-reitoria de Extensão é a que coloca vocês próximos da comunidade colocando na prática o que vocês estão aprendendo”, destacou.

O Chefe do Departamento de Assuntos Estudantis, Wagner Miranda, falou sobre a assistência ao estudante destacando o papel da intermediação de estágios. “O DAE desenvolve algumas ações de apoio a vocês como a introdução ao mercado de trabalho através dos estágios”, frisou.

Os aprovados no último PSV encararam o evento como algo positivo. É o caso de Larissa Rifane, aprovada para o curso de Enfermagem. “Já conhecia a universidade porque fazia outro curso, mas é bom para quem não conhece ter essa oportunidade que nem sempre a gente tem”, frisou.

A aluna Francisca Eliane não escondeu a alegria de iniciar o curso de Enfermagem. “É a realização de um sonho estar aqui”, comemorou.

Ao final do evento a diretora da DAIN, Profª Dra. Ana Lúcia Oliveira Aguiar, proferiu a conferência “O Papel Social da UERN no Desenvolvimento da Educação Inclusiva”.

Na oportunidade ela salientou que a UERN desenvolve um trabalho fundamentado pelos princípios da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, no atendimento à comunidade acadêmica e em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando e que a Educação Inclusiva deve assumir o espaço central no debate. “A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pela ONU em 2006, e da qual o Brasil é signatário, estabelece que os Estados Partes devem assegurar um sistema de educação inclusiva em todos os níveis de ensino em ambientes que maximizem o  desenvolvimento acadêmico e social compatível com a meta da plena participação”, destacou.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support