Alunos iniciam desocupação do Campus de Assú e haverá reposição de aulas

Os estudantes que estavam acampados no Campus Avançado “Prefeito Walter de Sá Leitão”, de Assú, há 22 dias, começaram a deixar o prédio na manhã desta quinta-feira, 02. A decisão de desocupação, que deve ser finalizada neste sábado, foi tomada em uma plenária.

Os manifestantes se reuniram com a direção do Campus e anunciaram que até às 17h do sábado, eles estarão concluindo todo o processo de desocupação. “Vamos estar presentes conforme eles solicitaram”, garantiu a diretora Marlúcia Barros Lopes Cabral, adiantando que haverá necessidade de readequação do calendário acadêmico, uma vez que houve prejuízo de 15 dias letivos.

A diretora acrescentou que já convocou os Auxiliares de Serviços Diversos (ASDs) para a volta das aulas e atividades administrativas, na segunda-feira, 5. A partir da noite desta sexta-feira, os vigilantes também voltam a trabalhar, mesmo com a permanência de parte dos ocupantes.

Com a confirmação da desocupação do CAWSL já foi agendada uma reunião entre a Pro-Reitoria de Ensino de Grad(PROEG), direção do Campus, chefes de departamentos e representação dos alunos, no sentido de entender a situação do atual de aulas/déficit em cada curso e propor uma soluação diferenciada para a finalização do semestre em Assú. “Além dos sábados letivos já previstos será necessário pensar na alternativa de realização de aulas e demais atividades acadêmicas nos turnos adversos aos dos cursos, uma vez que a previsão do início das férias coletivas docentes, dia 26 deste mês, dificulta a possibilidade de alterar o calendário universitário para ampliar o término do semestre”, acredita a Pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Inessa Linhares.

A reunião será na terça-feira, antes da reunião do Conselho Universitário (CONSUNI), que ocorrerá às 9h.

Entendimento – “Reforço que o momento de diálogo e respeito foi constante durante toda a negociação e que neste momento os alunos avaliaram e tiveram um entendimento sensato no retorno às aulas para não comprometer mais ainda o semestre letivo”, afirmou a Pró-Reitora de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis, Cicília Maia.

O reitor Pedro Fernandes também assegurou que o diálogo com os alunos continuará avançando, lembrando que será feito um calendário de encontro entre a gestão e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Centros Acadêmicos (CA´s). “Sempre afirmei que nosso diálogo é permanente”, concluiu o reitor.