Alunos falam de participação no FESTUERN

O FESTUERN 2014 teve sua solenidade de abertura na última segunda-feira (13), com as apresentações teatrais tendo início na terça-feira (14). Vários alunos já passaram pelo palco do Teatro Dix-huit Rosado e estão gostando bastante da experiência. As apresentações estão contando com uma grande presença de público, o teatro está quase sempre lotado com pessoas que vem para assistir aos espetáculos e acompanhar um pouco da cultura Nordestina, inspirada em Ariano Suassuna.

A boa presença de público é um incentivo a mais a quem está atuando. “A gente passa muito tempo estudando para poder se apresentar, na nossa escola somos tidos como estrela pelo fato de atuar no teatro. É muito satisfatório vir até aqui e se apresentar no festival para um grande público”, disse Hyuri Queiroz, aluno da Escola Estadual Monsenhor Honório, do Município de Pendências. A Escola já participa do FESTUERN há 4 anos e nesta edição apresentou “O testamento do cachorro”.

A amizade e mesmo a socialização são alguns dos fatores que faz com que os alunos participem dos grupos teatrais nas Escolas. “Comecei a participar por conhecer as pessoas do grupo, o teatro é muito importante até mesmo para socializar, é uma grande expressão de arte”, destaca Geraldo Neto, da Escola Estadual Ana Júlia, do Município de São Gonçalo. O aluno está participando do Festival pela primeira vez e disse gostar da experiência. Sua Escola apresentou a peça “Lágrimas no canavial”.

A cultura é uma aliada no processo de aprendizagem e muitos buscam por isso no teatro. “Estou gostando bastante, participo manter a cultura viva e aprender um pouco mais sobre ela, espero que o Festival nunca acabe”, comenta Vinícius Rocha, da Escola Municipal Eloy de Souza, da cidade de Lajes. Ele participou da peça “A farsa da boa preguiça”. É a primeira vez que o aluno participa do evento.

O FESTUERN 2014 segue até o próximo domingo (20) com apresentações nos períodos da tarde e da noite. Na segunda-feira (21) ocorre a cerimônia de encerramento e premiação. O FESTUERN 2014 é patrocinado pela Petrobrás, através da lei de incentivo a cultura, a lei Câmara Cascudo e ainda pela Secretaria de educação do Estado, com apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró e TCM (TV Cabo Mossoró).

Texto: André Mesquita – Estagiário/Assessoria de imprensa