...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Alunos falam de participação no FESTUERN

O FESTUERN 2014 teve sua solenidade de abertura na última segunda-feira (13), com as apresentações teatrais tendo início na terça-feira (14). Vários alunos já passaram pelo palco do Teatro Dix-huit Rosado e estão gostando bastante da experiência. As apresentações estão contando com uma grande presença de público, o teatro está quase sempre lotado com pessoas que vem para assistir aos espetáculos e acompanhar um pouco da cultura Nordestina, inspirada em Ariano Suassuna.

A boa presença de público é um incentivo a mais a quem está atuando. “A gente passa muito tempo estudando para poder se apresentar, na nossa escola somos tidos como estrela pelo fato de atuar no teatro. É muito satisfatório vir até aqui e se apresentar no festival para um grande público”, disse Hyuri Queiroz, aluno da Escola Estadual Monsenhor Honório, do Município de Pendências. A Escola já participa do FESTUERN há 4 anos e nesta edição apresentou “O testamento do cachorro”.

A amizade e mesmo a socialização são alguns dos fatores que faz com que os alunos participem dos grupos teatrais nas Escolas. “Comecei a participar por conhecer as pessoas do grupo, o teatro é muito importante até mesmo para socializar, é uma grande expressão de arte”, destaca Geraldo Neto, da Escola Estadual Ana Júlia, do Município de São Gonçalo. O aluno está participando do Festival pela primeira vez e disse gostar da experiência. Sua Escola apresentou a peça “Lágrimas no canavial”.

A cultura é uma aliada no processo de aprendizagem e muitos buscam por isso no teatro. “Estou gostando bastante, participo manter a cultura viva e aprender um pouco mais sobre ela, espero que o Festival nunca acabe”, comenta Vinícius Rocha, da Escola Municipal Eloy de Souza, da cidade de Lajes. Ele participou da peça “A farsa da boa preguiça”. É a primeira vez que o aluno participa do evento.

O FESTUERN 2014 segue até o próximo domingo (20) com apresentações nos períodos da tarde e da noite. Na segunda-feira (21) ocorre a cerimônia de encerramento e premiação. O FESTUERN 2014 é patrocinado pela Petrobrás, através da lei de incentivo a cultura, a lei Câmara Cascudo e ainda pela Secretaria de educação do Estado, com apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró e TCM (TV Cabo Mossoró).

Texto: André Mesquita – Estagiário/Assessoria de imprensa

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support