Alunos e professores de Ciência da Computação lançam o projeto Reaproveitamento do Lixo Tecnológico

Alunos e professores do curso de Ciência da Computação, Campus Central, lançam o projeto Reaproveitamento do Lixo Tecnológico (RELTEC), que busca conscientizar a comunidade acadêmica e público em geral sobre o descarte adequado do lixo tecnológico, eletroeletrônico e computacional.

Uma campanha especial será realizada de 3 a 11 de junho de 2016, com distribuição de pontos de coletas nos seguintes locais: Campus Central (UERN); Reitoria UERN; Madeireira Planalto (bairro Planalto 13 de maio); Mikrocenter; Rotary Club Mossoró; Colégio Sagrado Coração de Maria; Igreja do Menino Jesus de Praga (bairro Santa Delmira); TCM; Sesi; Colégio Ceamo; Sindicato dos Bancários Mossoró; Catedral de Santa Luzia; Vânia Diógenes Advocacia; Honda Motoeste; Microlins Mossoró.

O lançamento da campanha ocorrerá na Praça Rodolfo Fernandes (Praça do Pax), Centro de Mossoró, nesta sexta-feira (03), a partir das 9h. Na ocasião, os participantes farão um trabalho de conscientização junto ao público.

Após o recolhimento, o material será analisado e, se possível, reaproveitado na montagem de máquinas que serão, posteriormente, doadas a instituições carentes.

Alguns dispositivos descartados – como placas de circuitos, celulares, tablets e HD’s – podem ser utilizados com fins acadêmicos em experimentos e pesquisas nos laboratórios da UERN.

Não serão aceitos aparelhos eletrodomésticos, como geladeiras, geláguas, micro-ondas, cafeteiras, liquidificadores, máquinas de lavar, entre outros itens. Desses itens serão aceitas apenas suas placas de circuitos, já devidamente livres de qualquer outra parte do equipamento.

Pilhas e baterias só serão aceitas no ponto de coleta localizado no bairro Santa Delmira, pois lá já estavam recebendo esse material. Cartuchos e tonner’s, só devem ser entregues se estiverem dentro das impressoras ou se forem entregues no ponto de coleta do Santa Delmira – Igreja do Menino Jesus de Praga.

De acordo com a Comissão Organizadora, o material que não puder ser reutilizado será encaminhado a uma empresa que compra lixo eletrônico. Os valores arrecadados com a venda serão encaminhados para financiamento da ida de alguns alunos de Ciência da Computação para o XXXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2016), que ocorrerá de 4 a 7 de julho em Porto Alegre/RS.

Sobre o projeto RELTEC – Com o avanço tecnológico, a vida útil dos equipamentos eletrônicos tem se tornado cada vez menor fazendo com que o descarte dos equipamentos se torne cada vez mais comum no cotidiano das pessoas.

Por sua composição, esses materiais devem ser descartados de forma adequada, pois são compostos de vários materiais tóxicos e que apresentam um grande perigo para a saúde humana e para o meio ambiente.

O objetivo do RELTEC é possibilitar uma saída útil, sustentável e viável para o descarte do lixo tecnológico, eletroeletrônico e computacional criado no âmbito acadêmico e nas comunidades vizinhas.

Professores envolvidos:
– Professora Ma. Alexsandra Ferreira Gomes (Coordenadora)
– Professor Dr. Marcelino Pereira dos Santos Silva(Colaborador)
– Professor Dr. André Pedro Fernandes Neto (Colaborador)
– Professora Ma. Jéssica Neiva de Figueiredo Leite (Colaboradora)
– Professora Ma. Ceres Germanna Braga Morais (Colaboradora)
– Professora Dra. Maria Betânia Ribeiro Torres (Colaboradora, trazendo o Curso de Gestão Ambiental)

Alunos envolvidos:
– Leonardo Bandeira Lucena (criador do projeto);
– Philipe Cavalcanti Freitas Bezerra (Colaborador);
– Christian David de Freitas (Colaborador);
– André Luiz de Souza Franco (Colaborador);
– Davi Chagas Silva (Colaborador);
– Gabriel Santos Costa Bezerra (Colaborador);
– Alunos do PET em Computação e da Graduação em Ciência da Computação e Gestão Ambiental (Colaborador).