...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Alunos do Mestrado em Educação participam de evento na Argentina

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) estará representada no XI Encuentro Nacional e V Congreso Internacional de Historia Oral de la República Argentina, “Historia, memorias y fuentes orales”. Os eventos serão realizados de 25 a 27 de setembro na cidade de Córdoba, Argentina.

Os alunos do Mestrado em Educação, sob orientação da professora Dra. Ana Lúcia Aguiar, irão apresentar trabalhos científicos. Uma das participantes é aluna surda Vanessa de Oliveira Carvalho, cuja intérprete de Libras está sendo providenciada pela organização do evento.

O grupo conta também com um aluno quilombola – Pedro Fernando dos Santos, da comunidade Quilombo de Santana/Pernambuco.

A professora Ana Lúcia Aguiar salienta que os trabalhos estão fundamentados no aporte teórico da História Oral e da metodologia da pesquisa (Auto)Biográfica e correspondem a resultados de pesquisa dos trabalhos de dissertação do Mestrado em Educação.

“Acresce, com a mesma metodologia, os trabalhos de pesquisa que também serão apresentados no referido evento, cujas discussões estão voltadas para as necessidades educacionais especiais e a deficiência auditiva. Com igual pertinência pesquisas sobre os Saberes de Velhos de Quilombo. Trata-se de um importante momento para troca de experiência de pesquisa”, ressaltou Ana Lúcia.

TRABALHOS:

1. Título da Comunicação
EXPERIÊNCIA DE EXÍLIO DE ÓRFÃOS CAMPONESES NOS PORÕES DA MEMÓRIA INTERDITADA: COTIDIANO, RESISTÊNCIA E RETORNO À TERRA DA TRADIÇÃO.
Autores:
Ana Lúcia Oliveira Aguiar
Emerson Augusto de Medeiros

2. Título da comunicação
UM OLHAR SOBRE A RELAÇÃO PEDAGÓGICA PROFESSOR, INTÉRPRETE DE LIBRAS E ALUNO SURDO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UERN

Autores:
Mifra Angélica Chaves da Costa
Sônia Alves Bezerra Lins

3.Título da comunicação
BANDEIRAS DE LUTA EM RETALHOS DE MIM: NARRATIVAS DE UM TRABALHO COM GRUPOS DE MULHERES

Autores:
Maria da Conceição Fernandes de França
Pedro Fernando dos Santos

4. Título da comunicação
HISTÓRIA QUE NASCE DO SILÊNCIO DE UMA GUERRA:MEMÓRIAS DE UM VELHO DO QUILOMBO
Autores:
Pedro Fernando dos Santos
Maria da Conceição Fernandes de França

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support