...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Alunos do Ensino Médio de Caraúbas visitam campus Mossoró

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) recebeu, nesta terça-feira, 29, um grupo de 31 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Sebastião Gurgel, de Caraúbas, que já fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A visita faz parte do Projeto Vida, de iniciativa da escola, que visa orientar os estudantes na trajetória vocacional na busca da escolha do curso e da profissão.

As professoras Joelma Oliveira, de História, e Rosane Fernandes, de Educação Especial, acompanharam os estudantes durante a visita ao Campus Mossoró da Uern. Eles foram recebidos pelo servidor Márcio Alexandre, da Diretoria de Educação e Ações Comunitárias (Deac) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Na Universidade, os estudantes assistiram à uma aula básica do curso de Rádio, TV e Internet, conheceram cursos nas faculdades de Ciências Econômicas (Facem), Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), Educação (FE) e Ciências Exatas e Naturais (Fanat).

O grupo ainda conheceu setores como a Biblioteca Central, o Departamento de Controle e Registro Acadêmico (Dirca), o Centro de Convivência, as Diretorias de Apoio à Inclusão (Dain) e de Ações Afirmativas e Diversidade, e algumas pró-reitorias. Conheceram programas, projetos e ações nas áreas do ensino, da pesquisa, da extensão e, especialmente da assistência estudantil.

Roseane Fernandes, professora da Educação Especial da Escola Sebastião Gurgel, classificou a visita como sendo um momento de muita partilha de conhecimento. Ela lamentou o fato da escola ter tido pouco tempo para permanecer no campus.

“Uma manhã é muito pouco tempo para a imensidão de coisas que a UERN tem a ensinar e a ofertar”, avaliou a docente.

Nos cursos de Pedagogia e Ciências da Computação, professores da Uern, como Manoel Fábio, da FE, e Jéssica Neiva e Allison Mendes, da Fanat, explicaram como funciona a graduação e os programas formativos.

A estudante Solene Raquel ficou entusiasmada com o que viu e aprendeu. A visita reforçou seu desejo de se tornar assistente social. Ela disse que gostou muito da visita e disse que ficou impressionadada com tudo o que viu. “Não imaginava que a Uern fosse tão grande, importante e tivesse tantos serviços e atividades”, destacou.

Já Jeziel Wesley Silva classificou o momento como “muito interessante”. Ele ficou encantado com o curso de RTV. “O que a gente viu hoje é uma demonstração de como a Uern pode transformar vidas. A Universidade é um verdadeiro agente de mudanças na sociedade”, frisou. Jeziel segue com o desejo inicial de fazer Administração, mas despertou o gosto por RTV. “Vou tentar depois uma segunda graduação”, garantiu.

Para a docente Jéssica Neiva, momentos como esse reafirmam os laços da Universidade com a comunidade, além de servir para fomentar nos estudantes o desejo por ingressar no ensino superior.

“Ter estudantes conhecendo cada vez mais o trabalho e potencial da Uern e vivenciando a universidade de formas diversas é uma experiência que fortalece a universidade e nossa relação direta com as escolas”, destacou o pró-reitor de Extensão, Esdras Marchezan.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support