Alunos do Ensino Médio de Caraúbas visitam campus Mossoró

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) recebeu, nesta terça-feira, 29, um grupo de 31 alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Sebastião Gurgel, de Caraúbas, que já fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A visita faz parte do Projeto Vida, de iniciativa da escola, que visa orientar os estudantes na trajetória vocacional na busca da escolha do curso e da profissão.

As professoras Joelma Oliveira, de História, e Rosane Fernandes, de Educação Especial, acompanharam os estudantes durante a visita ao Campus Mossoró da Uern. Eles foram recebidos pelo servidor Márcio Alexandre, da Diretoria de Educação e Ações Comunitárias (Deac) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Na Universidade, os estudantes assistiram à uma aula básica do curso de Rádio, TV e Internet, conheceram cursos nas faculdades de Ciências Econômicas (Facem), Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), Educação (FE) e Ciências Exatas e Naturais (Fanat).

O grupo ainda conheceu setores como a Biblioteca Central, o Departamento de Controle e Registro Acadêmico (Dirca), o Centro de Convivência, as Diretorias de Apoio à Inclusão (Dain) e de Ações Afirmativas e Diversidade, e algumas pró-reitorias. Conheceram programas, projetos e ações nas áreas do ensino, da pesquisa, da extensão e, especialmente da assistência estudantil.

Roseane Fernandes, professora da Educação Especial da Escola Sebastião Gurgel, classificou a visita como sendo um momento de muita partilha de conhecimento. Ela lamentou o fato da escola ter tido pouco tempo para permanecer no campus.

“Uma manhã é muito pouco tempo para a imensidão de coisas que a UERN tem a ensinar e a ofertar”, avaliou a docente.

Nos cursos de Pedagogia e Ciências da Computação, professores da Uern, como Manoel Fábio, da FE, e Jéssica Neiva e Allison Mendes, da Fanat, explicaram como funciona a graduação e os programas formativos.

A estudante Solene Raquel ficou entusiasmada com o que viu e aprendeu. A visita reforçou seu desejo de se tornar assistente social. Ela disse que gostou muito da visita e disse que ficou impressionadada com tudo o que viu. “Não imaginava que a Uern fosse tão grande, importante e tivesse tantos serviços e atividades”, destacou.

Já Jeziel Wesley Silva classificou o momento como “muito interessante”. Ele ficou encantado com o curso de RTV. “O que a gente viu hoje é uma demonstração de como a Uern pode transformar vidas. A Universidade é um verdadeiro agente de mudanças na sociedade”, frisou. Jeziel segue com o desejo inicial de fazer Administração, mas despertou o gosto por RTV. “Vou tentar depois uma segunda graduação”, garantiu.

Para a docente Jéssica Neiva, momentos como esse reafirmam os laços da Universidade com a comunidade, além de servir para fomentar nos estudantes o desejo por ingressar no ensino superior.

“Ter estudantes conhecendo cada vez mais o trabalho e potencial da Uern e vivenciando a universidade de formas diversas é uma experiência que fortalece a universidade e nossa relação direta com as escolas”, destacou o pró-reitor de Extensão, Esdras Marchezan.