Alunos do ensino médio conhecem instalações da Faculdade de Medicina

Luiz Henrique é aluno do terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho e irá se submeter à prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos próximos meses. Como a maioria dos jovens como ele, Luiz ainda não está seguro da profissão que irá escolher. “Acho que tenho o perfil de comunicação social, mas a área da medicina me fascina”, afirma o estudante.

Para contribuir com os estudantes neste momento de extrema importância em suas vidas, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), desde 2007, abre suas portas para receber alunos do ensino médio de diversas escolas para conhecer suas instalações e ter um primeiro contato com a realidade do curso. “Observávamos que o aluno do primeiro período tinha um impacto muito grande quando chegava aqui e se deparava com as aulas de anatomia. Então, entramos em contato com as escolas para que eles já tenham esse contato no ensino médio, e possa ver se é mesmo aquilo que ele quer seguir”, afirmou a professora Alyssandra Rodrigues, uma das idealizadoras da ação.

Neste período, mais de mil alunos já visitaram a faculdade. Durante a visita, os estudantes são acompanhados por alunos do curso de medicina e pelo técnico de laboratório Luiz Carlos. “Já recebemos alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares de Mossoró, cidades vizinhas e até de outros estados. Também recebemos alunos de cursos técnicos e universidades. Esse é um grande serviço que a UERN presta à comunidade. Nós temos egressos da UERN, terminando a residência no Rio de Janeiro, que tiveram o primeiro contato com a profissão aqui, em uma dessas visitas”, afirmou o técnico, que acompanha a ação desde 2007.

Todos os anos, a professora de biologia do Abel Coelho, Rita Fonseca, agenda a visita de suas turmas à faculdade de medicina da UERN, e avalia positivamente a iniciativa da instituição em abrir suas portas para esse público. “Sem dúvidas é uma grande contribuição da Universidade. A maioria desses alunos ainda não sabem que carreira querem seguir realmente e esta é uma oportunidade de conhecerem mais um pouco e decidir ou não pela área médica”, avalia a professora.

As escolas interessadas em levar seus alunos para a visita à faculdade de medicina devem procurar a secretaria da Faculdade de Ciências da Saúde da UERN para o agendamento. Só é necessário o ofício da instituição de ensino solicitando o agendamento.