Alunos do Ensino Médio conhecem cursos e instalações da UERN na I Feira de Profissões

Na manhã desta terça-feira, 19, cerca de 750 alunos de 11 escolas do Ensino Médio da rede pública de ensino visitaram o Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) como parte da I Feira de Profissões. A expectativa é de que, até o final do dia, 1,5 mil jovens pré-vestibulandos de mais de 20 instituições de ensino participem do evento.

A Feira foi uma iniciativa do Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) com a finalidade de oportunizar que alunos pré-vestibulandos conhecessem a Universidade. Docentes e discentes da UERN prepararam apresentações direcionadas aos jovens visitantes, que conheceram os cursos oferecidos por uma das maiores universidades do Rio Grande do Norte.

Na visão do Prof. Dr. Pedro Fernandes, reitor da UERN, a relação da Universidade com a comunidade é essencial. Ele afirmou que, neste caso, “estamos apresentando as profissões que nós podemos oferecer aqui na nossa Instituição para aqueles que estão buscando um lugar no mercado de trabalho”. Por isso, o reitor crê na importância de trazer o Ensino Médio para dentro da UERN. “É o papel da Universidade apresentar todo o seu profissionalismo, sua capacidade instalada, a sua competência e buscar no Ensino Médio aqueles nossos futuros alunos”, mencionou.

“A Feira já é sucesso. A tendência é a gente ter isso de forma anual para que se possa trazer ainda mais instituições e apresentar a Universidade para nossos possíveis alunos. Então, a gente está indo buscar nas escolas mostrando o que a gente tem de melhor e, obviamente, já ligando com a profissão que esse aluno poderá ter ao escolher o curso”, disse a Profª. Dra. Cicília Raquel Maia Leite, chefe de Gabinete da Reitoria.

Para a professora, a I Feira de Profissões concretiza ainda mais uma UERN socialmente referenciada. “Ou seja, é a gente levar a Universidade para fora dos seus muros através de extensão, de pesquisa, por ambulatórios, consultórios, pelo Núcleo de Prática Jurídica”, completou.

Como iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), a Feira teve como coordenador o Prof. Dr. Francisco Fabiano de Freitas Mendes, pró-reitor adjunto de Extensão, que destacou a aproximação entre a Universidade e a escola pública. Segundo o pró-reitor, “Essa aproximação já acontece cotidianamente através de estágios, de projetos, de pesquisas e com extensão. Por isso, esse momento serve para aprofundar essa relação. É uma espécie de celebração do encontro dessas duas esferas”.

De acordo com um dos organizadores da I Feira de Profissões, o Prof. Hallyson Dantas, o resultado foi de muito sucesso, com grande participação da sociedade e empenho dos docentes, discentes e servidores da UERN. Na avaliação do professor, “o saldo do evento foi extremamente positivo”, com boa organização e estrutura.

O professor Marcos Júnior, que leciona Geografia no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana, disse que o saldo do evento é bastante positivo. “Quando a gente traz o aluno da escola pública para a Universidade, esse aluno vê de fato como é a dinâmica de trabalho etc. É um trabalho muito importante”, avaliou.

Apresentando o curso de Pedagogia, a Profª. Dra. Antônia Batista, docente da UERN há 24 anos, mencionou que a Feira serviu para desmistificar certos paradigmas que acompanham alguns cursos. De acordo com a professora, “temos que mostrar quem nós somos e este é um caminho para que os jovens possam escolher as suas profissões”.

Letícia de Alencar, 16 anos e aluna do 2º ano de Ensino Médio, da Escola Estadual 30 de Setembro, salientou que a Feira traz “uma oportunidade que a gente tem de se aprofundar mais no conhecimento das profissões”. A aluna pensa em cursar Direito e se encantou com as apresentações promovidas pelos docentes e discentes do curso.

A I Feira de Profissões ocorre como parte da VII Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e se dividiu em dois momentos: um espaço com os estandes, onde cada curso pode expor suas potencialidades para os alunos participantes, e um tour pela UERN, no qual os alunos farão uma visita guiada pelas faculdades e departamentos para conhecer de perto o funcionamento dos cursos.