Alunos do curso Contação de Histórias da UERN fazem atividade prática em escola municipal de Natal

A turma do curso de Contação de Histórias da Escola da UERN – EdUCA realizou uma atividade prática, nessa terça-feira (13), na Escola Municipal Professora Francisca de Oliveira, que funciona no conjunto Pajuçara, zona Norte de Natal. Eles proporcionaram um momento lúdico com as crianças do ensino fundamental, colocando em prática o que aprenderam na EdUCA.

“Já recebemos alunos de escolas aqui na UERN para participar de momentos no curso de Contação de Histórias, dentro da programação do planejamento do curso. Agora tivemos a oportunidade de irmos até uma escola da comunidade a convite de uma professora que é nossa aluna”, destacou a coordenadora administrativa da EdUCA, professora Irene van den Berg, sobre a integração da Universidade com as escolas e com a comunidade.

Leitura e Contação de Histórias é um curso oferecido pela Escola da UERN que visa incentivar a reflexão e a imaginação, através de dinâmicas e leituras, por meio de exercícios de improvisação, leitura, narração, memorização, dicção, escrita e expressão oral e corporal. O curso tem como público-alvo, justamente, os profissionais da educação. O professor Denilson David acrescenta que a proposta é oferecer ferramentas para as pessoas que desejam aprender as técnicas de como contar histórias e como performatizar essas histórias.

“Modificou todo o meu planejamento e meu olhar para a sala de aula. Eu me transformei como profissional, principalmente em como abordar o conteúdo que ofereço às crianças. Com a prática da contação de histórias, as crianças são estimuladas à interpretação de texto, à alfabetização e ampliação do vocabulário com o uso de palavras mais complexas”, explica Mari Dinagema Gurgel Praxedes, professora da rede municipal, que se matriculou no curso de Contação de Histórias da UERN – EdUCA, buscando qualificação profissional.

Desde o início do curso os alunos vêm realizando atividades práticas, exercitando a contação de histórias em público. Na Escola Municipal Professora Francisca de Oliveira, Josineide Araújo, que é servidora TNS da UERN e aluna do curso de Contação de Histórias, exercitou as técnicas e os recursos cênicos na apresentação da história adaptada de Ana Maria Machado: “Menina bonita do laço de fita”, para 12 turmas do ensino fundamental.