Alunos de Medicina montam sala temática em alusão ao setembro amarelo

“Quando alguém pedir um pingo de sua atenção, por favor, chova!”. Essa é uma das frases que está exposta na sala temática organizada pelos estudantes de Medicina, em alusão à campanha “UERN pela vida” e ao setembro amarelo, que conscientiza sobre a prevenção ao suicídio e a depressão. A exposição está ocorrendo na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS/UERN) e é aberta ao público.

De forma dinâmica, os estudantes utilizam frases de impacto, vídeos, gravuras, atividades que estimulam a interatividade e, ainda, disponibilizam um quadro com depoimentos anônimos de estudantes que passaram por momentos difíceis e, em algum momento, foram afetados por pensamentos depressivos e de desistência.

O estudante Iago Felipe, aluno do 3º período de Medicina, explica que esse evento é consequência de uma outra atividade realizada pelo Centro Acadêmico de Medicina Dr. Ernani Rosado, intitulada “Não é normal”, realizada em outras faculdades de Medicina do país. “É importante debater a ansiedade e a depressão no meio acadêmico. Precisamos fazer uma medicina socialmente envolvida, que se preocupe com as pessoas com deficiência e que se preocupe também com os negros, mulheres e LGBTs; uma medicina que respeite e entenda as pessoas com doenças mentais”, afirmou Iago, que é coordenador de comunicação do Centro Acadêmico.

Hoje a noite, a partir das 18h, serão realizados debates sobre a temática. Veja a programação aqui. Amanhã, as atividades da campanha UERN pela Vida serão realizadas no Campus Central.

O diretor de Assistência Estudantil, prof. Adalberto Veronese, foi acompanhar o evento de perto junto com as psicólogas Bianca Valente e Lenna Indyara. “A UERN conta com um serviço especializado de atenção ao estudante, com atendimento nas áreas de serviço social, psicologia clínica, psicologia educacional e psicopedagogia. Caso algum de nossos alunos, professores ou técnicos estiverem passando por algum momento difícil, eles podem procurar ajuda”, afirmou Adalberto.

Ao todo, foram envolvidos na organização do evento na Faculdade de Medicina, 22 alunos que compõem o Centro Acadêmico. Os professores David Leite e Jéssica Figueiredo, que vão assumir, respectivamente, os cargos de Pró-reitor e Pró-reitora adjunta de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis, prestigiaram a atividade e destacaram a pertinência do tema do evento.

Veja galeria de imagens (fotos: Rodrigo Oliveira):

Saiba mais:
A campanha UERN pela Vida é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE), por meio da Diretoria de Desenvolvimento Organizacional e em parceria com a Diretoria de Assistência Estudantil (DAE), Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Centro Acadêmico de Medicina.

Na quarta-feira (27), a partir das 8h será realizada uma panfletagem no Centro de Convivência do Campus Central. Às 19h será realizada a caminhada “UERN pela Vida” pelos corredores das faculdades com destino ao Ginásio de Esportes, onde a programação contará com peça teatral e roda de conversa.