Alunos de Medicina desenvolvem trabalho de conscientização na Escola Estadual Abel Coelho

Estudantes do 2º e do 3º períodos de Medicina da UERN estão desenvolvendo um trabalho de conscientização e orientação sobre o Aedes aegypti junto aos alunos do Ensino Médio de duas escolas de Mossoró: Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (CEIPEV) e Escola Estadual Prof. Abel Freire Coelho.

Nesta quarta-feira, 13 de abril, a ação foi realizada na Escola Estadual Abel Coelho. Participaram da atividade 23 estudantes. Aluno do 2º período de Medicina, Samuel Santos explica que o projeto é importante para esclarecer dúvidas. “É importante disseminar o conhecimento e fazer com que esses alunos atuem como multiplicadores junto às suas famílias. A desinformação é grande”, afirmou Samuel Santos.

Com a coordenação da professora Patrícia Barra e do professor Jennifer do Vale, o projeto abrange três disciplinas: Parasitologia Médica, Higiene e Epidemiologia.

Além do contato em sala de aula, o projeto inclui um laboratório itinerante que desperta o interesse e a curiosidade dos adolescentes. Nesse laboratório, os estudantes explicam o ciclo de desenvolvimento do Aedes aegypti e alertam para a importância da prevenção e eliminação dos focos.

“É muito importante essa interação dos estudantes universitários com os do Ensino Médio. Quando há conscientização, há prevenção”, declarou Maria Clara, presidente do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Abel Coelho.

Além do contato direto com a comunidade, os estudantes também disseminam informações pela Internet, com produção de vídeos e artes que explicam os sintomas da Dengue, Zika e Chicungunya.