Alunos de Medicina da UERN organizam exposição fotográfica sobre a importância do SUS

Nesta sexta-feira, 20, alunos do curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte promovem uma exposição fotográfica sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Com início às 16h, a mostra será realizada na Praça do Rotary, no bairro Nova Betânia, e será composta por quatro painéis. O título é “O SUS nosso de cada dia”.

Além da exposição, os alunos ficam à disposição do público para conversar sobre o tema, mostrando a importância do sistema para a sociedade brasileira e tirando dúvidas sobre o assunto. “Se a dimensão ‘dor’ é desconhecida, a desvalorização acontece”, avalia a aluna Clau Freire, aluna do 6º período de Medicina.

A intenção de fazer a mostra foi a ideia das professoras Andrea Taborda e Ellany Nascimento, da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN). Dentro da disciplina de Medicina Preventiva, elas trouxeram a discussão sobre a valorização do SUS e sua visibilidade. Foi aí que o projeto surgiu.

De acordo com a universitária Clau Freire, “a proposta não é colocar um cenário ideal, pois não é. Mas fazer um recorte do dia a dia mesmo, dizer que está ali e precisa dessa construção”.

Esta será a quarta edição da exposição. A primeira ocorreu em 11 de dezembro, na Praça Cônego Estevam Dantas, no bairro Santo Antônio; a segunda, em 12 de dezembro, no Campus Central da UERN; e a terceira, em 15 de dezembro, já na Praça do Rotary. Em janeiro, o projeto continua, ainda com datas e locais a serem definidos.