Alunos de Medicina colam grau antecipadamente para cursar residência

Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 27 de março, a colação de grau de dois alunos do curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Eles foram aprovados em Residência Médica antes mesmo de concluir da graduação.

Os alunos Pirini Rudá Quintanilha Morais e Francisco Rogério Carlos Amaral foram aprovados na seleção da Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da UERN.

Segundo Pirini Rudá, este é um momento de reflexão sobre a importância da profissão que vai exercer. “Eu me sinto feliz e realizado. Espero quebrar os paradigmas atuais que a sociedade tem de nós médicos. A impressão que tenho é a de que acham que todos nós esquecemos o juramento. Eu espero nunca esquecer. Também quero agradecer a todos os professores, desde o início dos estudos até os da faculdade. Como médico tenho como grande exemplo o professor Cesar Brito”, destacou.

Francisco Rogério se expressou reforçando a fala do colega. “É um momento único e estou consciente da responsabilidade. Quero contribuir com o Estado como cidadão”, frisou.

A solenidade foi presidida pelo vice-reitor Aldo Gondim, que destacou a importância do momento. “Esse é um momento muito especial. Ontem estava em uma colação de grau em Pau dos Ferros e toda vez que a gente escuta um juramento, faz com que participe da mesma emoção. É algo marcante, principalmente quando se está colando grau pela primeira vez”, frisou.

O vice-reitor destacou a importância de se fazer a colação de grau como fruto do desempenho dos alunos. “A solenidade é extraordinária porque eles avançaram um pouco no processo. A solenidade é simplificada, mas ela não perde o significado”, disse.