Alunos de Medicina passam por qualificação para Teste do Coraçãozinho

Alunos do curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) passaram por capacitação dentro do Projeto “Interiorização do Teste de Triagem Neonatal para Rastreio de Cardiopatias Congênitas: Formação Profissional e Promoção da Saúde”, vinculado ao Departamento de Pediatria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/DPEDI).

O treinamento foi teórico-prático para a realização do Teste do Coraçãozinho.

O trabalho é coordenado pelo professora Gisele Correa Pacheco Leite, cardiopediatra do Hospital Universitário Onofre Lopes da UFRN.

A coordenadora discente é a aluna do quarto período de Medicina da UFRN Cybele Dutra que explicou que o projeto existe desde 2015, mas concentrado nas maternidades de Natal. “Estamos ampliando para outros centros como Santa Cruz, Caicó e Mossoró”, explicou.

A ideia é ampliar a capacitação feita hoje na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) para incluir alunos e alunas do curso de Enfermagem e técnicos de enfermagem de Mossoró. “Esse é um teste de triagem neonatal obrigatório para instituições públicas e privadas por servir como rastreio de doenças congênitas e evitar a morte precoce de bebes”, frisa.

Professora da FACS/UERN, Allyssandra Rodrigues elogiou a parceria. “É muito importante esse tipo de capacitação externa e que venham outras”, comentou.