...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Alunos de Geografia do Campus de Assú percorrem 1ª etapa do itinerário “Rio Piranhas Açu: da nascente a foz”

Alunos do curso de Geografia do Campus de Assú percorreram, nos dias 19 e 20 de agosto, a área da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas Açu, no propósito de conhecerem os aspectos sociais, econômicos e territoriais do manancial. A viagem faz parte do itinerário “Rio Piranhas Açu: da nascente a foz”.

Nessa etapa inicial, a viagem se estendeu pelos municípios de Caicó (RN), Coremas (PB), Cajazeiras (PB) e Bonito de Santa Fé (PB). A próxima etapa da viagem seguirá de Assú (RN) até o local de desemboque próximo à cidade de Macau (RN).

Na primeira parada, no município de Caicó, os alunos visitaram o açude Itans e a sede do DNOCS, onde foi apresentado um diagnóstico hídrico do município de Caicó e dos
perímetros irrigados Itans e Sabugi, pelos servidores do DNOCS Jorge Luiz da Silva
e Ubiratan Rodrigues Machado.

Em seguida, na Agência de Desenvolvimento do Seridó (ADESE), o grupo foi acolhido com uma exposição oral sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas Açu, pelo coordenador do Centro de Apoio ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piancó-Piranhas-Açu, Emídio Gonçalves.

A partir de Caicó, a viagem seguiu o percurso da Bacia Hidrográfica do rio Piranhas–Açu com paradas nos municípios de Coremas (PB), Cajazeiras (PB) e Bonito de Santa
Fé (PB), onde dá-se a nascente do Rio Piranhas.

A aula de campo foi coordenada pelos professores Josiel Alencar Guedes, Raimundo Inácio da Silva Filho, Rafael Pereira da Silva e Zenis Bezerra Freire, das disciplinas de Hidrografia, Geografia Econômica, Geografia Agrária e Metodologia Científica, respectivamente.

“Todas as etapas da viagem foram enriquecedoras de informações. Os conhecimentos obtidos nas visitas ao DNOCS, a ADESE, ao complexo hídrico Curemas-Mãe d’Água e ao município de Bonito de Santa Fé, além de contribuir para a formação dos nossos alunos, ficarão no imaginário de cada um que participou da atividade”, frisa o chefe do departamento e professor do curso de Geografia do Campus de Assú, Raimundo Inácio da Silva Filho, um dos coordenadores da aula de campo.

“Nossos agradecimentos a todos aqueles que estiveram conosco durante essa atividade. Agradecimento especial a Jorge e Ubiratan (DNOCS Caicó), Emídio e Marcone (ADESE) e a Jair Ramalho, que nos acompanhou nas atividades em Bonito de Santa Fé e a toda equipe da UERN”, acrescenta.

A Bacia Hidrográfica do rio Piranhas Açu abrange um território de 42.900 km², distribuído entre 147 municípios dos estados da Paraíba (102) e Rio Grande do Norte (45), reunindo aproximadamente 1.552.000 mil habitantes.

Texto: Alderi Dantas

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support