ALUNOS DE DIREITO REALIZAM JÚRIS SIMULADOS

As turmas do 2º período dos cursos de Direito do Campus de Natal e do Núcleo Avançado de Nova Cruz, através da disciplina de Filosofia do Direito, vão realizar o júri simulado: “O caso dos exploradores de cavernas”.

Nesta sexta-feira (14), o júri simulado acontece em Natal, no mini-auditório do CaN, a partir das 19h. Em Nova Cruz, será na próxima terça-feira (18), na quadra do Colégio Nestor Marinho, anexo ao Núcleo da UERN, no mesmo horário.

Segundo a professora Aurélia Carla Queiroga da Silva, que ministra a disciplina Filosofia do Direito no Campus de Natal e coordena o Núcleo de Nova Cruz, no júri simulado, os alunos vão atuar como juízes, advogados de defesa, promotores de justiça e réus. O corpo de jurados, no júri de Natal, será formado por alunos convidados do 4º período do curso e pela diretora do CaN, a professora-doutora Ana Lúcia Dantas.

Em Nova Cruz, onde a disciplina é ministrada pelo professor Rogério Guedes Alcoforado, os jurados serão membros da comunidade e autoridades convidadas.

Ambos os júris serão abertos à comunidade acadêmica e ao público em geral. Em Nova Cruz, o evento será assistido por várias autoridades da administração municipal e membros do poder judiciário da comarca, além de alunos do Ensino Médio de escolas da cidade, que, às vésperas de prestar Vestibular, poderão ter uma amostra do trabalho de juízes, advogados e promotores.

Os júris simulados serão baseados em um clássico literário da Filosofia do Direito. No livro “O caso dos exploradores de cavernas”, o escritor alemão Lon Füller conta a estória de um grupo de exploradores que ficam presos em uma caverna e para sobreviver decidem matar um deles para comer sua carne. “A questão a ser julgada é: os quatro exploradores que foram resgatados devem ser condenados pela morte do companheiro?”, explica a professora Aurélia Carla.

Por: Ilana Albuquerque