Alunos de cursinho gratuito de Campo Grande conhecem estrutura da UERN

Um grupo de alunos da cidade de Campo Grande que integram o cursinho gratuito “Abrindo Caminhos” estiveram na manhã desta quinta-feira, 10 de setembro, nas instalações do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A comitiva foi trazida pelo professor Caramuru Paiva da OnG Sertão Verdade. “O cursinho é uma experiência que acontece há oito anos e surgiu porque Campo Grande era uma das cidades com menor índices de aprovações no vestibular na região do Médio Oeste. Esse cursinho começou voluntariamente na Escola Estadual Adrião Melo de segunda a sexta à noite”, explicou.

O cursinho ganhou reforço da Pró-retoria de Extensão (PROEX/UERN) como explica a professora Ana Morais, coordenadora do projeto de extensão Juventude em Foco que colabora com esse trabalho. “Durante esses oito alunos mais de 154 alunos de Campo Grande conseguiram aprovação no vestibular. Antes apenas dois alunos em média tinham acesso ao ensino superior por ano”, explicou.
Esses números trazem esperanças para Lohane Liberato que sonha com o curso de medicina. “Essa é uma oportunidade única de ingressar na UERN que nos dá uma oportunidade muito boa oferecendo um curso de medicina”, explica.
A professora da UERN Leida Almeida explica que o projeto surgiu como uma aposta para estimular os alunos. “Em 2008 no primeiro ano saímos de 2 alunos aprovados para 18. De lá para cá o projeto foi crescendo e ganhando novas parcerias num arranjo de instituições”, explicou.
A pró-reitora de ensino de graduação Inessa Linhares apresentou as possibilidades que esses estudantes poderão ter na UERN. “É importante que a universidade abra suas portas para esses alunos. Hoje a Pró-reitoria apresenta seus cursos e programas aos alunos”, destacou.