...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Alunos das faculdades de Educação Física e de Filosofia e Ciências Sociais colam grau no Teatro Dix-huit Rosado

O ciclo de cerimônias de colação de grau do semestre letivo 2019.1, no Campus Central, começou de forma emocionante na noite desta segunda-feira (3). Ao todo, 75 graduandos, das Faculdades de Educação Física (FAEF) e Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), deixaram o Teatro Dix-huit Rosado já com o diploma em mãos.

Em um dos principais momentos da noite, o orador das turmas concluintes, João Paulo Jales dos Santos, do curso de Ciências Sociais, destacou o papel social da UERN em todo o Estado, sobretudo no interior.

“É a UERN quem forma a maior parte da mão de obra qualificada que atua no interior do Rio Grande do Norte e de outros estados”, salientou o graduando, acrescentando que a maior parte dos estudantes é proveniente de escolas públicas. O aluno destacou ainda a importância das bolsas e ações de assistência estudantil desenvolvidas na Universidade.

A relevância dessas ações também foi enaltecida pelo reitor Pedro Fernandes, que presidiu a solenidade. Em seu discurso, o reitor destacou também a adoção das cotas étnico-raciais e do argumento de inclusão social, que tem como objetivo priorizar o acesso de estudantes do Estado do RN aos cursos de graduação da UERN, acrescentando 10% à nota dos estudantes potiguares no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O reitor apontou ainda outros avanços registrados pela Universidade nos últimos anos, como a qualificação do corpo docente e o crescimento dos programas de pós-graduação, destacando o fato de essas conquistas terem se concretizado mesmo em um momento de crise econômica no Estado e no País.

“E hoje a UERN é uma instituição que entrega o diploma de vocês já na colação e diz: ‘Não vão embora. Nós temos aqui especialização, residência, mestrado, doutorado. Vocês podem continuar'”, ilustrou Pedro Fernandes.

A cerimônia foi marcada também pelo discurso emocionado da paraninfa das turmas, professora Andréa Maria Linhares Costa. A professora recordou parte de sua trajetória pessoal desde que conheceu a UERN e frisou o papel da Universidade no acolhimento de alunos que enfrentam adversidades que vão além da sala de aula. “E a UERN é uma instituição que tem essa característica de receber pessoas que vêm de uma situação de batalha”, frisou.

Nesta terça-feira, haverá, também no Teatro Dix-huit Rosado, a colação de grau das Faculdades de Serviço Social (FASSO), Letras e Artes (FALA) e Ciências Exatas e Naturais (FANAT). Já na quarta-feira, colam grau os alunos das faculdades de Educação (FE) e de Ciências Econômicas (FACEM).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support