Alunos da UERN serão capacitados para atender pessoas com necessidades educacionais especiais

Nesta quarta-feira, 1° de abril, será realizada a aula inaugural do curso de formação continuada de conceitos e práticas de educação especial e inclusão que servirá para qualificar 52 alunos dos cursos de licenciatura da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A aula inaugural será dividida em duas partes: a primeira com a diretora de apoio à inclusão Ana Lúcia Aguiar que falará sobre conceitos e práticas de educação especial e inclusão. A segunda parte fica com a psicológa e servidora da UERN Lenir Andrade dos Santos que ministrará o curso “Transtornos do Espectro Autista”.

A capacitação servirá para que os alunos possam atuar em escolas da Rede Municipal de Ensino atendendo aos estudantes com necessidades educacionais especiais numa parceria entre a UERN e a Prefeitura de Mossoró.

Dos 52 alunos do curso, 29 foram selecionados para atuar na modalidade estágio não obrigatório e o restante ficou na condição de suplentes.

O curso renderá um certificado de 50 horas aos alunos e terá uma aula por semana sem dias e horários fixos. Aulas vão de 1° de abril até 16 de julho.

A capacitação envolve três setores da UERN. A Diretoria de Apoio à Inclusão (DAIN) ficará responsável por ministrar as aulas; a Diretoria de Assistência Estudantil (DAE) fez a seleção dos estagiários, e a Pró-reitoria de Extensão (PROEX) fará a confecção dos certificados dos alunos e dos profissionais que ministrarão as aulas. “A universidade está cumprindo sua missão nas parcerias internas e externas, construindo cidadãos críticos e criativos no exercício da cidadania. Esse projeto cumpre essa missão na parceria interna com DAIN/DAE/PROEX e na externa com a Secretaria de Educação da Prefeitura de Mossoró. Sem contar que os nossos discentes vão participar de um estágio voluntário contribuindo ainda mais na construção dos seus cursos”, frisou.

O diretor da DAE, Adalberto Veronese, pediu a presença dos alunos na aula inaugural de amanhã. “É importante que todos os alunos compareçam a esse curso”, frisou.