Alunos da FACEM e FE colam grau

Na noite desta terça-feira, 11, foi realizada a solenidade de colação de grau dos alunos dos cursos da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM) e da Faculdade de Educação (FE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A solenidade ainda incluiu graduandos do curso de Pedagogia do Campus Avançado de Assú.

A solenidade foi presidida pelo diretor da FACEM, Leovegildo Cavalcanti. Ele disse ser este um momento em que se passa um filme na cabeça de todos. “Tenho duas alegrias: uma é quando os alunos chegam cheio de alegrias e expectativas; e a outra é agora quando esse filme passa pela cabeça de vocês fazendo com que hoje seja um diferencial. Só tenho um conselho a dar: façam tudo com amor, dedicação e honestidade”, concluiu.

Coube à graduanda Luana Sayuria Feitosa do Vale Bezerra, do curso de Pedagogia, no Campus Central, fazer o discurso em nome dos colegas. “Essa é uma oportunidade que nos foi concedida de realizar sonhos por esta universidade pública. Abdicamos de muitos momentos de lazer em nome dos estudos”, acrescentou. “Mesmo quando erramos muito, quando não dá mais para passar a borracha, é hora de virar a página. São nesses momentos adversos que amadurecemos”, complementou.

O paraninfo das turmas concluintes foi o Prof. Me Josenildo Oliveira de Morais, do curso de Pedagogia. Ele destacou o esforço necessário para chegar a esse momento. “Somente quem passou pela experiência de ser estudante universitário sabe as dificuldades. Não chega a ser um martírio, mas exige sacrifícios. Hoje é o fim de um ciclo. Alguns se contentarão com essa formação e outros seguirão buscando a pós-graduação”, analisou.

Ao se dirigir aos alunos e alunas da FACEM, o professor incentivou a importância do olhar para o ser humano. “A UERN entrega mais uma vez bacharéis à sociedade e gostaria de deixar um conselho para vocês: sejam humanos no atendimento aos que de vocês precisarem”, disse.

Para os graduandos e graduandas em Pedagogia, ele destacou a importância de superar diferenças e adversidades. “É preciso reconhecer o contexto de cada aluno e se libertar de qualquer choque, seja ele cultural ou geracional. Professor não pode ter medo de errar. A gente faz, refaz e encara cada desafio”, acrescentou.

Dentre os graduandos, um tem uma história especial. Trata-se de Francisco de Assis da Silva, ou simplesmente “Assis”. É um dos motoristas mais queridos da UERN e coube a ele fazer o juramento.

Aluno do curso de Turismo, ele superou as dificuldades e já projeta a pós-graduação. “É momento de muita felicidade, muito prazer e gratidão a todas as pessoas que contribuíram para que eu pudesse chegar aqui nesse momento. Agradeço a UERN, principalmente, e a minha família. Eu acho que aqui tem um pouquinho de cada um que fez parte dessa história de superação das dificuldades que tive nestes quatro anos”, frisou.