ALUNOS COLAM GRAU EM PAU DOS FERROS

Na última quinta-feira, 7 de abril, 114 alunos do Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), localizado em Pau dos Ferros, colaram grau nos cursos de enfermagem, geografia, letras, educação física, administração e pedagogia.

A oradora foi a aluna de pedagogia Sandra Sinara Bezerra que falou da saudade que ficará dos colegas e dos ensinamentos que teve na academia. “Esse é apenas o começo de um novo caminhar. Estamos felizes por mais uma vez estar encarando o novo com o compromisso de fazermos o melhor que pudermos em nossas profissões”, declarou.

Escolhido como paraninfo das turmas, o professor Dr. Gilton Sampaio, diretor do Cameam, afirmou que muitos dos aprovados no vestibular ficaram pelo caminho e que os que colavam grau ontem eram vitoriosos. Ele destacou a importância da universidade na formação do ser humano: “Na universidade temos possibilidades de entendimentos das diferenças. Todos sabemos das dificuldades para se chegar até aqui. Muitos se esforçaram vindo da Zona Rural de seus municípios, outros vieram de cidades vizinhas do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba. São todos vencedores”, frisou.

O vice-reitor Aécio Cândido destacou a evolução da UERN, que até 1994 não tinha nenhum curso de mestrado e atualmente caminha para atingir as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação que entre outras coisas estabelece que as universidades tenham 75% do corpo docente formado por mestres e doutores. “Existe uma expectativa muito grande da produção cientifica na universidade. É preciso formar pesquisadores”, alertou.

Ele disse esperar que os alunos formados ontem retornem a UERN para fazer pós-graduação. “O nosso grande desafio é criar, de fato, a rotinização do trabalho de pesquisa. Vocês poderão retornar a essa casa para cursar a pós-graduação”, declarou.