Aluno do Mestrado em Física defende dissertação no dia 24 de setembro

O aluno do Mestrado em Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Kleber Dantas Girão, defende no dia 24 de setembro, às 15h, no Auditório da PRODEPE na Faculdade de Ciências Naturais (FANAT).

O trabalho tem como título: “Estudo sobre a Correlação entre a Rigidez Dielétrica e a Mecânica de Cerâmicas do Sistema Caulim-Feldspato-Quartzo”.

A pesquisa tratou do desenvolvimento de uma massa cerâmica, com matérias-primas do RN, para medir suas propriedades mecânicas e elétricas, e analisar suas correlações. “As matérias-primas usadas foram o caulim, feldspato sódico e quartzo, nas percentagens de 40, de 40 e de 20, composição européia padrão – EP e nas percentagens de 45, de 25 e de 30, composição americana padrão – AP. As matérias-primas foram caracterizadas por difração de raios-X”, afirma o mestrando no resumo do trabalho.

O aluno Kleber Dantas Girão teve como orientador o Prof. Dr. Marcílio Nunes Freirel. Ele ainda contou com o trabalho de co-orientador do Dr. Idalmir de Souza Queiroz Júnior da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e UERN.

Além do orientador e co-orientador, a banca ainda contará com o Prof. Dr. José Alzamir Pereira da Costa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e, como examinador interno, o Prof. Dr. George Santos Marinho da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) como examinador Externo.