Aluno do curso de Direito do Campus de Natal representará o RN na etapa regional de Circuito de Atletismo

Nos dias 05 e 06 de março, o paratleta Cícero Filho Tavares, aluno do curso de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Natal, representará o Rio Grande do Norte na etapa Regional Norte-Nordeste do Circuito Caixa Loterias de Atletismo e Natação, que será realizado na cidade de Recife (PE).

O competidor faz parte do Clube Paralímpico do Rio Grande do Norte, que tem como objetivo a captação, preparação e acompanhamento de atletas paralímpicos ou não, com participação em competições em nível, local, municipal, regional, nacional e internacional. Cícero Filho Tavares competirá na modalidade de atletismo, nas provas arremesso de peso, lançamento de dardo e disco na categoria F44.

O paratleta alcançou o índice para as fases nacionais no Estadual Paralímpico do ano passado, ocorrido em Natal. Agora no norte-nordeste quer melhorar suas marcas.

Segundo o técnico Reginaldo Melo dos Santos, o principal objetivo nesta etapa regional da competição é registrar os índices do paratleta Cícero Filho Tavares em competição oficial do Comitê Paralímpico Brasileiro. “Estamos trabalhando para que ele consiga alcançar os 40 metros na prova do lançamento de disco, superando os 35,05 metros que o competidor atingiu no Estadual Paralímpico. Nossas expectativas são grandes para que possamos terminar a competição entre os três primeiros colocados, mesmo sabendo que nesse ano de paraolimpíadas podem surgir atletas de grande potencial. Nas etapas nacionais estarão os melhores paratletas do Brasil”, afirmou o treinador.

CIRCUITO CAIXA LOTERIAS – O Circuito Caixa Loterias é organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e patrocinado pela Caixa Loterias. Este é o mais importante evento paralímpico nacional de atletismo, natação e halterofilismo. Composto por quatro fases regionais e três nacionais, tem como objetivo desenvolver as práticas desportivas em todos os municípios e estados brasileiros, além de melhorar o nível técnico das modalidades e dar oportunidades para atletas de elite e novos valores do esporte paralímpico do país.

O primeiro semestre de 2016 é reservado para as fases regionais. A primeira etapa foi a Fase Regional Rio/Sul, Curitiba/PR, em fevereiro. A segunda será a Fase Regional Norte/Nordeste, que acontecerá em Recife-PE, de 03 a 06 de março. A terceira Fase Regional São Paulo será realizada na capital paulista nos dias 17 e 20 de março. A última classificatória para as fases nacionais será Fase Regional Centro/Leste, que ocorrerá em Brasília (DF), de 31 de março a 03 de abril de 2016.

As fases nacionais têm início no mês de junho, todas serão realizadas em São Paulo. Além desta primeira etapa, ainda haverá a segunda, de 15 a 17 de julho, e a terceira, de 11 a 13 de novembro.