...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Aluno com deficiência visual cola grau hoje no curso de História da UERN

Francisco de Assis de Morais, o acadêmico do curso de História, no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), seria mais um aluno num universo de cerca de 300 a colar grau hoje (23) em Mossoró, não fosse as dificuldades enfrentadas para conseguir esse intento. Ele é concluinte do curso de História com deficiência visual/cegueira e um dos beneficiados pela Diretoria de Apoio à Inclusão ( DAIN) da Universidade na sua formação acadêmica.

Francisco de Assis de Morais, que ingressou na UERN através do Processo Seletivo Vocacionado – PSV, em 2008.1 e que hoje é concluinte do curso de História se destaca entre outros acadêmicos com necessidades especiais. Os alunos assistidos pelo DAIN garantem a possibilidade de acesso aos conhecimentos, informações, relacionamentos e ambientes de estudos. E também contribui para a minimização e superação de barreiras existentes, favorecendo a potencialização das capacidades e habilidades individuais e coletivas do estudante. A Colação de Grau em que Francisco de Assis participa acontecerá no Ginásio de Esportes Dep. Jerônimo Van Rosado Maia, Campus Central da UERN.

Casos como o do acadêmico Francisco de Assis de Morais vêm sendo acompanhados pela UERN, através da Diretoria de Apoio à Inclusão (DAIN) e Faculdades, que viabilizam o apoio técnico e especializado de uma equipe multidisciplinar e disponibilizando recursos adaptados e adaptáveis, tecnologias assistivas (equipamentos especiais, ajudas técnicas, softwares e etc.) aos acadêmicos com necessidades especiais.

ACESSO – Viabilizar a política de inclusão socioeducacional é dever de todas as instituições de ensino para que seja garantido o desenvolvimento acadêmico, pois o que preconiza o Decreto 3.298/99, no artigo 27, é que essa garantia deverá ser para além do acesso estendendo à permanência do discente, o qual implica, conforme cada caso, na necessidade de prover os meios para se promover as adaptações curriculares, metodológicas, avaliativas e tempo adicional para a realização de provas e atividades acadêmicas.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support