...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Aluna surda do Mestrado em Educação realiza palestra sobre capacitação de educadores e atendimento ao surdo

Mais que derrubar barreiras arquitetônicas, é preciso derrubar barreiras atitudinais. Na última terça-feira (10), a Diretoria de Apoio à Inclusão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAIN/UERN) realizou o III Ciclo de Debates da DAIN. O primeiro debate abordou o tema “Contribuições do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e de Atendimento ao Surdo (CAS) junto às Escolas Públicas de Mossoró-RN”, que foi ministrado pela mestranda em Educação, Vanessa de Oliveira Carvalho.

Aprovada em sua primeira submissão ao Mestrado em Educação da UERN, Vanessa possui uma particularidade: ela é surda. Ao contrário do que a maioria das pessoas buscam, ela se reconheceu na condição de surda e se recusou a utilizar aparelhos de audição, buscando, durante toda a sua vida, formas de se expressar como surda e interagir com o mundo, sempre tentando encarar novos desafios. Em sua palestras, ela relatou, através da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), com o auxílio de intérprete, sua experiência como surda, a superação de diversas barreiras para conseguir chegar ao mestrado pela UERN e as contribuições do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e de Atendimento ao Surdo (CAS). Além do mestrado, Vanessa ainda cursa seu segundo curso de graduação e é servidora da DAIN-UERN.

A Professora Lia Matos (UECE), referência em inclusão, também participou do debate e parabenizou a iniciativa da UERN em suas ações de inclusão. “Nós assistimos uma aluna que é surda, que fez uma excelente apresentação, com todo o rigor de uma pesquisa científica. Esta sala estava cheia até o final da apresentação, pois o público está vendo de forma concreta o que a Universidade está fazendo. Só neste curso de Pedagogia são 42 monografias na área de inclusão. Esse é o resultado de um trabalho concreto em benefício da inclusão. A inclusão não pode ficar só no discurso”, afirmou a professora, ressaltando a importância da reserva de cotas para pessoas com deficiência para os cursos de pós-graduação. “Essa reserva de cotas na seleção de mestrado. Essa é uma atitude pró-ativa e a Universidade está de parabéns”, avaliou.

A diretora da DAIN, Professora Ana Lúcia Aguiar, avaliou positivamente o evento, afirmando que é uma oportunidade de troca de experiências. “Quando trazemos essas pessoas para os fóruns dos debates é uma oportunidade de combater a exclusão e derrubar não apenas as barreiras arquitetônicas, mas também as barreiras atitudinais”, afirmou a diretora da DAIN.

A próxima edição do Ciclo de Debates promovido pela DAIN será realizada no mês de agosto e deverá contar com a presença também de profissionais das áreas a serem discutidas, como médicos, psicólogos, entre outros.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support