Aluna surda defende dissertação sobre CAS

“Contribuição do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e de Atendimento ao Surdo (CAS) junto às Escolas Públicas de Mossoró-RN”, este foi o tema da dissertação da aluna do curso de Mestrado em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Vanessa de Oliveira Carvalho, defendida nesta quarta-feira (10). O trabalho teve como orientadora a Profa. Dra. Ana Lúcia Oliveira Aguiar e a banca foi composta pelas professoras Dra. Lia Matos Brito de Albuquerque (UECE) e Dra. Francileide Batista de Almeida Vieira (UERN).

Vanessa possui graduação em Pedagogia e em Letras LIBRAS e Especialização em Linguagem de Sinais. Durante o curso de mestrado, ela contou com o apoio da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN) e durante a apresentação da dissertação, com a tradução simultânea de Tiago Sousa Moreira e Edson Lima Filho, intérpretes de LIBRAS da Universidade.

Em seu trabalho, ela relata sua experiência como surda e as dificuldades que precisou superar para chegar à defesa da dissertação. “Na minha infância estudei em escolas particulares, mas não me sentia como parte da sala. Os professores não conheciam a língua de sinais. Eu ensinei aos meus colegas e eles agiam como intérpretes”, afirmou, ressaltando que atualmente a situação está um pouco melhor, devido à Lei n° 10.436/2002, que torna a Lingua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a segunda língua oficial do Brasil.

Após o relato das experiências da autora, o trabalho analisa o serviço prestado pelo CAS em Mossoró e sua importância para a quebra de barreiras dos surdos no processo de inclusão. A pesquisa realizada com professores e alunos do CAS foi bastante elogiada pela banca. A Profa. Dra. Lia Matos destacou a importância do trabalho para a inclusão dos surdos no município de Mossoró e parabenizou a gestão da UERN pela atenção dada à questão da inclusão. “Fica claro para mim, o clima propenso para a inclusão nesta universidade. Este trabalho precisa ser publicado imediatamente, pois vai servir de referência para outros trabalhos acadêmicos nesta área e para o próprio CAS”, afirmou Lia Matos. A professora Francileide Almeida reafirmou as palavras de Lia Matos, complementando que aquele momento foi histórico. “Este é um marco na história da UERN. Precisamos acreditar na potencialidade das pessoas que nascem com alguma dificuldade, independentemente da condição de deficiência que ela possa apresentar”, afirmou Francileide.

Para a professora orientadora do trabalho, Ana Lúcia Aguiar, a dissertação tem uma relevância ímpar “por apontar aspectos imprescindíceis desta área e ganha maior relevância por ter sido feito por uma pessoa surda, que vivenciou todas essas barreiras e não se conformou, tendo buscado superá-las a cada dia”.

O reitor da UERN, Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, esteve presente à defesa da dissertação e parabenizou Vanessa e sua família pelo brilhante exemplo de superação. Ele destacou o papel da DAIN/UERN, que tem à frente a Professora Ana Lúcia Aguiar, que não mede esforços para garantir o acesso à educação aos alunos que possuem algum tipo de deficiência. Ele ainda relatou alguns avanços da UERN na área da inclusão, como a recente contratação de intérpretes de LIBRAS, o investimento em acessibilidade em vários prédios da Universidade.

A defesa foi acompanhada por alunos e professores do CAS; pela secretária estadual de juventude, Maria Divaneide Basílio; pela Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa e Pós-graduação, Maria Ivonete Soares, pelo Pró-Reitor Adjunto de Extensão, Fabiano Mendes, e comunidade acadêmica.