...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Aluna surda defende dissertação sobre CAS

“Contribuição do Centro Estadual de Capacitação de Educadores e de Atendimento ao Surdo (CAS) junto às Escolas Públicas de Mossoró-RN”, este foi o tema da dissertação da aluna do curso de Mestrado em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Vanessa de Oliveira Carvalho, defendida nesta quarta-feira (10). O trabalho teve como orientadora a Profa. Dra. Ana Lúcia Oliveira Aguiar e a banca foi composta pelas professoras Dra. Lia Matos Brito de Albuquerque (UECE) e Dra. Francileide Batista de Almeida Vieira (UERN). 

Vanessa possui graduação em Pedagogia e em Letras LIBRAS e Especialização em Linguagem de Sinais. Durante o curso de mestrado, ela contou com o apoio da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN) e durante a apresentação da dissertação, com a tradução simultânea de Tiago Sousa Moreira e Edson Lima Filho, intérpretes de LIBRAS da Universidade.

Em seu trabalho, ela relata sua experiência como surda e as dificuldades que precisou superar para chegar à defesa da dissertação. “Na minha infância estudei em escolas particulares, mas não me sentia como parte da sala. Os professores não conheciam a língua de sinais. Eu ensinei aos meus colegas e eles agiam como intérpretes”, afirmou, ressaltando que atualmente a situação está um pouco melhor, devido à Lei n° 10.436/2002, que torna a Lingua Brasileira de Sinais (LIBRAS), a segunda língua oficial do Brasil.

Após o relato das experiências da autora, o trabalho analisa o serviço prestado pelo CAS em Mossoró e sua importância para a quebra de barreiras dos surdos no processo de inclusão. A pesquisa realizada com professores e alunos do CAS foi bastante elogiada pela banca. A Profa. Dra. Lia Matos destacou a importância do trabalho para a inclusão dos surdos no município de Mossoró e parabenizou a gestão da UERN pela atenção dada à questão da inclusão. “Fica claro para mim, o clima propenso para a inclusão nesta universidade. Este trabalho precisa ser publicado imediatamente, pois vai servir de referência para outros trabalhos acadêmicos nesta área e para o próprio CAS”, afirmou Lia Matos. A professora Francileide Almeida reafirmou as palavras de Lia Matos, complementando que aquele momento foi histórico. “Este é um marco na história da UERN. Precisamos acreditar na potencialidade das pessoas que nascem com alguma dificuldade, independentemente da condição de deficiência que ela possa apresentar”, afirmou Francileide.

Para a professora orientadora do trabalho, Ana Lúcia Aguiar, a dissertação tem uma relevância ímpar “por apontar aspectos imprescindíceis desta área e ganha maior relevância por ter sido feito por uma pessoa surda, que vivenciou todas essas barreiras e não se conformou, tendo buscado superá-las a cada dia”.

O reitor da UERN, Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, esteve presente à defesa da dissertação e parabenizou Vanessa e sua família pelo brilhante exemplo de superação. Ele destacou o papel da DAIN/UERN, que tem à frente a Professora Ana Lúcia Aguiar, que não mede esforços para garantir o acesso à educação aos alunos que possuem algum tipo de deficiência. Ele ainda relatou alguns avanços da UERN na área da inclusão, como a recente contratação de intérpretes de LIBRAS, o investimento em acessibilidade em vários prédios da Universidade.

A defesa foi acompanhada por alunos e professores do CAS; pela secretária estadual de juventude, Maria Divaneide Basílio; pela Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa e Pós-graduação, Maria Ivonete Soares, pelo Pró-Reitor Adjunto de Extensão, Fabiano Mendes, e comunidade acadêmica.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support