...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Aluna do PROFLETRAS conquista fomento no Ministério da Cultura

A aluna do Mestrado Profissional em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROFLETRAS/UERN) Maria Carmem Silva Batista teve aprovado o projeto da dissertação de mestrado pelo edital Bolsa de Fomento à Literatura do Ministério da Cultura.
 
A bolsa é no valor de R$ 9 mil será paga em uma única parcela para que o projeto seja executado por um período de seis meses.
 
O trabalho tem como título “Literatura Infantil: construindo significados e despertando o imaginário”. A iniciativa foi desenvolvida como intervenção na Escola Municipal Vereador José Bernardo na comunidade rural de Passagem de Pedra.
 
O trabalho foi realizado com alunos do 6º e 7º anos e há planejamento de incluir alunos do 8º e 9º anos.
 
A pesquisa trabalhar livros clássicos que são tradicionalmente usados em sala de aula. “Nós fomos buscar incentivar a leitura literária a partir da própria escolha dos alunos e isso foi um diferencial para incentivar os alunos”, frisou Maria Carmem.
 
Carmem explica que se inspirou no Projeto Leia: leitura em ação que ela atuou como colaboradora efetiva. “Após a realização do projeto os alunos mudaram o comportamento em relação à leitura e os outros professores relataram que o desempenho dos alunos em sala de aula melhorou nas demais disciplinas”, frisou.
 
O trabalho de Carmem foi orientado pela professora Dra Verônica Pontes que destacou o empenho da pesquisadora no incentivo à leitura. “Esse fomento é fruto de estudos, pesquisa e a da própria prática docente de Carmem sempre interessada em incentivar a leitura por onde trabalha movida pela paixão pela literatura”, acrescentou.
 
A dissertação fez parte do Grupo de Pesquisa Literatura, Tecnologias e Novas Linguagens da Faculdade de Educação (FE). 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support