...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Aluna do PPGCISH publica artigo em revista Qualis A2

A mestranda Ramona Lindsey Rodrigues Mendonça, do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGCISH/Uern), publicou um artigo no número 29 da Revista dObra[s]. O periódico da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda tem Qualis A2. 

Intitulado “Das modas às tintas: representações do feminino nas publicidades da revista Anuário das Senhoras (1940-1950)”, o artigo da mestranda faz uma análise sobre representações do feminino a partir dos anúncios publicitários da revista Anuário das Senhoras (1934 a 1958).  Ao entender moda como um conceito que abrange múltiplos significados, a análise dos anúncios procurou discutir sua contribuição na construção e manutenção dos papéis sociais pensados para a mulher na realidade urbana brasileira da época. 

O artigo foi desenvolvido em parceria com o Prof. Dr. Francisco Fabiano de Freitas Mendes. O trabalho é uns dos 13 selecionados dos 38 apresentados no “Colóquio Internacional Imprensa, Moda e Mulher” realizado pelo grupo de pesquisa “Imprensa e Circulação de ideias: papel de jornais e revistas nos séculos XIX e XX”, Fundação Casa de Rui Barbosa; Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/EBA/UFRJ e pela University College London.

O dossiê do número 29 da Revista dObra[s] foi organizado pelas pesquisadoras Profª. Drª. Ana Cláudia Suriani (University College London) e Profª. Drª. Cláudia Oliveira (UFRJ), e editado pela Profª. Drª. Maria Claudia Bonadio (UFJF).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support