Aluna de projeto de extensão da UERN é destaque em competição nacional

A aluna do projeto de extensão Beatriz Soeiro e Silva foi destaque no Norte/Nordeste de Clubes – Troféu Kako Caminha de Natação. A nadadora foi a melhor colocada do Rio Grande do Norte na categoria Mirim 2.

A nadadora faz parte de um projeto de extensão do Laboratório de Avaliação do Desempenho Aquático da Faculdade de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (LADA/UERN) e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) realizado em parceria com escolas de natação de Mossoró e Assú.

O evento foi realizado neste último final de semana em Natal e promovido pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Foram mais de 350 crianças que treinam nos principais clubes e instituições dos Estados do Norte e Nordeste do Brasil com idades entre 9 e 12 anos. Beatriz ficou no top 10 em sua categoria nas 5 provas em que nadou, subindo ao pódio duas vezes com o terceiro lugar nos 100m nado livre e quarto lugar nos 50m nado livre. Ela ainda foi sexto lugar nos 200m nado livre, sétimo lugar nos 50m nado borboleta e décimo lugar nos 50m nado costas, conquistando a décima segunda colocação por equipes de 34 clubes.

“Este trabalho que está sendo desenvolvido nas universidades públicas de Mossoró é um projeto de seleção e orientação esportiva, que visa nos próximos três anos permitir que nadadores(oras) de Mossoró e região participem de provas finais de campeonatos brasileiros de categoria”, afirma o professor do curso de Educação Física, Adalberto Veronese da Costa (LADA/UERN).

Ele coordena o projeto ao lado do Gustavo Henrique Gonzaga da Silva (UFERSA).