Aluna da UERN recebe menção honrosa com trabalho sobre o Zika Vírus

O trabalho “Síndrome congênita do Zika Vírus e os desafios vivenciados pelas famílias: um relato de experiência”, da estudante Dara Aparecida Silva Amaral, do curso de Medicina, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), recebeu menção honrosa na II Assembleia Regional Nordeste 2 do International Federation of Medical Students’ Associations (IFMSA) Brazil. A premiação ocorreu no último dia 25, em Mossoró.

O relato apresentado pela aluna é parte do projeto de pesquisa “Síndrome congênita do Zika Vírus – as consequências e fatores determinantes sobre o crescimento e desenvolvimento de crianças nos primeiros anos de vida”. Esta pesquisa vem sendo desenvolvida pela estudante Julyana Rodrigues Maciel, de Enfermagem, orientada pela professora Líbne Lidianne da Rocha.

Além da pesquisa citada, a professora Líbne Lidianne desenvolve outros trabalhos de pesquisa relacionados com a temática do Zika Vírus e microcefalia desde 2016.

A II Assembleia Regional Nordeste 2 do International Federation of Medical Students’ Associations (IFMSA) Brazil, realizada no último final de semana, teve como objetivo discutir questões relacionadas com os estudos e intervenções na área de saúde da mulher e da criança.

PROJETO DE EXTENSÃO
Durante a Assembleia do IFMSA, também foi apresentado o trabalho “Relato de experiência de educação popular em saúde com grupo de mulheres: climatério, endocrinologia integrativa e gestantes”. O estudo integra o projeto de extensão “Café Educativo – Papo entre Mulheres”, coordenado pela professora Líbne Lidianne.

O projeto é desenvolvido em parceria com a professora Isabelle Cantídio, do curso de Medicina da UERN; e professora Sâmya Pires, do curso de Fisioterapia da Universidade Potiguar (UnP). A ação realiza atividades periódicas no ambulatório da Faculdade de Ciências da Saúde/UER, com práticas integrativas e complementares (massoterapia, aromaterapia, meditação) e educação em saúde e atendimentos individuais voltados a mulheres gestantes, puérperas e climatéricas.