...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Aluna da UERN apresenta dissertação de Mestrado com dados sobre incidência de chikungunya em Mossoró

Mestranda do Programa de Saúde e Sociedade da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Tatiane Aparecida Queiroz apresentou, em 14 de fevereiro, no auditório da Faculdade de Enfermagem (FAEN), sua dissertação sobre febre chikungunya em Mossoró.

Intitulada “Aspectos epidemiológicos, clínicos e geográficos da febre chikungunya na área urbana do município de Mossoró-RN”, a dissertação traçou o perfil epidemiológico e clínico das pessoas acometidas pela doença no município, a partir de dados obtidos entre janeiro de 2015 e dezembro de 2017. Com isso, pretende contribuir com o planejamento das ações locais de saúde pública.

O trabalho, que teve orientação da Profª. Dra. Francisca Patrícia Barreto de Carvalho, observou uma incidência alta da febre chikungunya nas zonas norte e central do município, mais especificamente nos bairros Barrocas, Bom Jardim, Paredões, Santo Antônio e Abolição.

Por isso, é possível concluir que há grande proliferação do mosquito Aedes aegypti nessas regiões, trazendo um alerta para a necessidade de ações mais efetivas de combate ao vetor e, consequentemente, das doenças por ele provocadas.

Além disso, a aluna concluiu que os bairros com maior ocorrência da doença apresentam vulnerabilidade socioambiental e saneamento básico precário. Por isso, o combate à proliferação dessas doenças deve incluir ações intersetoriais que envolvam saúde, meio ambiente e saneamento, com estratégias de curto, médio e longo prazos.

A dissertação alertou ainda que as medidas não devem se limitar a campanhas pontuais realizadas no período chuvoso, como normalmente se observa na maioria dos municípios brasileiros.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support