Aluna da UERN antecipa colação de grau para fazer mestrado no Japão

Quando estava nos primeiros períodos do curso de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Viviane Soares traçou uma meta: fazer um mestrado no exterior.

Admiradora da cultura japonesa, ela descobriu uma oportunidade dada pelo Consulado Japonês às nações amigas. Consciente, ela conciliou a faculdade com a preparação para atingir a meta. O primeiro passo foi fazer o Curso de Japonês no Núcleo de Estudo e Ensino de Línguas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (NEEL/UERN) onde terminou mais a frente se tornando professora.

Preparada e prestes a se formar, ela fez a seleção para a Universidade Federal de Kobe. Na semana passada, ela recebeu a boa notícia: foi aprovada para o Mestrado em Direito Internacional. “Recebo essa notícia com muita felicidade. Sou admiradora da cultura japonesa e desde o início do curso soube que tinha essa oportunidade, me preparei e fui atrás”, declarou a estudante que precisou antecipar a colação de grau em Direito. Fato que ocorreu na manhã desta terça-feira.

Agora Viviane Soares prepara as malas para ir para o outro lado do mundo, deixando a mãe Lizete Soares apreensiva com a saudade que vem pela frente. “Estou com muito orgulho, mas algo deixa a desejar: ela vai ficar fora do país por dois anos e meio”, frisou.

O Vice-Reitor Aécio Cândido também manifestou o orgulho de ver uma aluna dos quadros da UERN ir para o exterior. “Um dos pontos fundamentais das universidades é a internacionalização. Quando sabemos que estudantes nossos conseguem se sobressair. Para nós é motivo de muita satisfação. Com certeza uma universidade japonesa é de muita qualidade”, acrescentou.

OUTROS

Também colaram grau os estudantes Thiago Fernandes Martins, Rayanne Farias da Silva e Isabel Cristina da Costa Sousa do curso de ciências biológicas; Gerlânia Maria Rocha Sousa do curso de ciências econômicas e José Roberto de Moura Rolim do curso de ciências da Religião.