AINDA HÁ VAGAS PARA SEMINÁRIO SOBRE PATRIMÔNIO HISTÓRICO QUE ACONTECERÁ NO COMPLEXO CULTURAL DE NATAL

Na próxima sexta-feira (29), a Uern realiza, no Complexo Cultural de Natal, seu I Seminário Multidisciplinar de Patrimônio Histórico Cultural. O objetivo do evento é identificar o patrimônio histórico cultural numa visão plural para sua valorização e preservação, além de sua exploração para fins turísticos. Prefeituras e associações culturais participarão do evento, que também tem como público alvo alunos de cursos de nível superior em áreas afins, profissionais da área, administradores públicos e outros interessados.

Estão confirmadas as palestras da secretária estadual de cultura, Isaura Rosado, sobre “Políticas de cultura do RN”; da Superintendente do IPHAN-RN, Jeanne Nesi, com o tema ” O Iphan em defesa do patrimônio cultural do Brasil”; do professor Paulo Heider, da UFRN, sobre “O patrimônio histórico cultural do Rio Grande do Norte”, e do juiz federal e professor da UFRN, Ivan Lira, sobre “Proteção jurídica do Patrimônio Histórico Cultural do RN”. As palestras acontecerão entre às 9h e 12h, no teatro do CCN, localizado na Estrada da Redinha, Zona Norte de Natal.

“Para os acadêmicos de Direito, o evento será uma oportunidade de entender a importância do tombamento e as repercussões fáticas sobre os bens tombados. Para os alunos de áreas afins, servirá para colocá-los em contato com uma visão multidisciplinar dos aspectos práticos pertinentes à preservação do patrimônio histórico cultural do RN. Além disso, o evento também objetiva fortalecer a identidade cultural potiguar junto à comunidade acadêmica”, explica a professora Luciana Campos, do curso de Direito do Campus da UERN em Natal, idealizadora e coordenadora do Seminário.

“Essa iniciativa visa promover o debate de assuntos relevantes sobre o patrimônio histórico cultural do Rio Grande do Norte numa visão multidisciplinar de profissionais que atuam nas áreas dessa temática, sensibilizando o público acadêmico e interessados sobre a necessidade de preservação, conservação e exercício de cidadania multicultural”, reforça a professora.

As inscrições gratuitas para participação no Seminário já podem ser efetuadas, através do envio de um email para o endereço nucleodeeventos_natal@uern.br. O email deve conter o nome completo do interessado e informar, no caso de estudantes, a instituição de ensino superior e o curso no qual está matriculado, e, no caso de profissionais, a empresa a qual pertence, além do email e do telefone de contato. Para os alunos, o evento terá validade de 4 horas/aula complementares.

Além das palestras, o evento terá uma programação cultural com apresentação do coral do Complexo Cultural de Natal e grupos de dança popular. No dia do evento serão arrecadados alimentos não perecíveis para serem doados a uma instituição beneficente.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3232.6120.