...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Agricultores protagonizam abertura de eventos sobre Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável

Para a agricultora Antonia Diana, que mora no Projeto de Assentamento São Romão, zona rural de Mossoró, a falta de incentivo e a burocracia são as principais dificuldades para a Agricultura Familiar. Diana herdou dos pais a paixão pela terra e passa esse ensinamento para as outras gerações, pois além de agricultora ela também é educadora. “Lá no assentamento ainda há muitas famílias que preservam o costume de usar agrotóxico, mas estamos fazendo um trabalho de conscientização”, afirmou Antonia Diana, que cultiva melão, melancia e abacaxi para comercialização, além de outras culturas para consumo da família.

Mulheres e homens com histórias parecidas com a de Diana estavam presentes ontem (13) na abertura do I Congresso de Agroecologia do Semiárido e o VII Simpósio Brasileiro de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Muitos deles subiram ao palco numa apresentação cultural. Os eventos seguem até a próxima sexta-feira (16), com atividades no Expocenter.

A solenidade de abertura contou com a mesa-redonda sobre “Agricultura Familiar na América Latina – Realidade no Semiárido Brasileiro”, ministrada por João Pedro Stédile (MST), Ignácio Hernan Salcedo (INSA) e Ricardo Padilha (FAO MMA), intermediada pelo professor da Faculdade de Direito da UERN, João Paulo Medeiros. Outro destaque foi a apresentação do poeta Antonio Francisco, cujos versos populares remetem à defesa do meio ambiente e à justiça social.

O Vice-Reitor da UERN, prof. Aldo Gondim, presidiu a solenidade e, após manifestos da plateia, que questionaram a ausência de mulheres na mesa de abertura, quebrou o protocolo e cedeu seu lugar à mesa para as mulheres, decisão que foi acompanhada pelas demais autoridades.

Várias personalidades e instituições foram homenageadas durante a solenidade. O professor Ramiro Camacho, do Departamento de Ciências Biológicas da UERN, foi um dos homenageados. Compondo a coordenação dos eventos, Ramiro destaca que todas as expectativas foram superadas. “Tivemos 650 trabalhos inscritos, desses, 440 foram aprovados. O número de inscrições também está alto, são 780 participantes”, afirmou Ramiro.

Para Ramiro Camacho, a preocupação das pessoas com alimentação saudável vai ser um dos destaques das discussões. “A Agroecologia vem despertar o interesse das pessoas pela saúde e qualidade de vida”, opinou.

Até sexta-feira (16) acontecerão mesas redondas, ciclos de palestras, mini-cursos, visitas técnicas, trocas de sementes, dias de campo e Feira da Agricultura Familiar.

PARCERIA – A realização dos eventos conta com parceria de diversas instituições: UERN, IFRN, UFERSA, NUMA (Núcleo Macambira de Ensino, Pesquisa e Extensão), NEA (Núcleo de Estudos em Agroecologia) e GVAA (Grupo Verde de Agricultura Alternativa) com os parceiros EMBRAPA, UFRN, UFC, UFRPE, SEBRAE, CREA, INCRA, MAPA, EMATER, RN Sustentável, ASA (Articulação Semiárido) e outros.

Clique AQUI e saiba mais sobre os eventos.

 

  

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support